A PHC organizou, no passado dia 26 de outubro, um evento único em Portugal, dedicando um dia inteiro à programação e aos programadores, abordando em diversas sessões as principais tendências e novidades da programação.
O DevSummit 2018 foi um sucesso, com cerca de 200 programadores presentes, e ficou já a promessa de que será um evento a repetir.
O evento contou com diversas conferências duplas em simultâneo, com variados temas, deixando a cada participante a opção de escolher os que mais lhe interessavam em cada uma das sessões.
Foram abordadas as principais tendências e novidades da programação e as melhores práticas que estão na origem de aplicações web inovadoras, bem como de estratégias de programação e linhas de código que estão por detrás das aplicações de sucesso mais utilizadas por milhares de pessoas.
O DevSummit superou as expectativas iniciais da organização e de todo o staff envolvido, tendo esgotado uma semana antes da sua realização. O objetivo era “fazer algo diferente em Portugal, ajudar programadores a estar por dentro das novas tecnologias que vão surgindo”, e a resposta da comunidade não podia ter sido melhor.
Ricardo Parreira, CEO da PHC, falou com o Pplware
Em entrevista ao Pplware, Ricardo Parreira, CEO da PHC, multinacional portuguesa líder no desenvolvimento de ferramentas inovadoras de gestão falou-nos acerca do DevSummit.
Falou de um evento “de programação, para programadores” e da motivação da PHC ao organizar este evento, contando que na PHC sentiam que não havia em Portugal nada deste género, um evento onde se falasse “das novas linguagens, novas tecnologias existentes, quais são os desafios dos programadores hoje em dia…”, e decidiram então arriscar e fazer o evento, “ver se há adesão, ver se os programadores querem vir e querem conversar sobre o tema”.
O DevSummit foi um evento preparado para acolher todo o tipo de programadores, desde estudantes, iniciados na programação ou profissionais experientes, havendo “sessões para iniciados e programadores de longa data”.
Veja a entrevista completa no vídeo seguinte.
Ricardo Parreira partilhou ainda que “espera que as pessoas levem para casa um dia bem passado, um dia passado a falar de software, a falar de programação […] um bocadinho de aprendizagem, que saiam daqui a saber um bocadinho mais, coisas que possam aplicar amanhã”.
Confidenciou-nos ainda que o que a PHC leva deste evento é “um momento de dar à sociedade, proporcionando um evento gratuito para programadores, trazer o bichinho da programação a alunos, e permitir também a programadores de longa data terem contacto com novas tecnologias”.
E face ao sucesso desta edição do DevSummit, este será certamente um evento a repetir, pelo que podemos contar uma nova edição no próximo ano.