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Os actuais avanços tecnológicos na aviação civil

A utilização de drones para inspecção à integridade da estrutura dos aviões e a previsão e de falhas técnicas durante o voo são, actualmente, duas das grandes apostas em termos tecnológicos da easyJet.

Ainda neste âmbito, a empresa está a apostar na criação de peças recorrendo à impressão 3D, optimizando assim a reparação dos aviões e a substituição de peças dentro da cabine ou até de peças metálicas complexas para os motores.

A inovação é o melhor sinónimo de desenvolvimento, de progresso, de optimização de recursos e, no final, de maior satisfação do público-alvo. Neste contexto, a empresa que não aposta em inovação e que não aproveita o que de melhor a tecnologia tem para oferecer tende a ficar obsoleta e a ser ultrapassada pela concorrência.

Durante o evento easyJet Innovation 2015 foi possível perceber as áreas às quais a empresa está a dedicar um maior esforço a nível do desenvolvimento tecnológico. Segurança, optimização de recursos e satisfação do cliente foram os grandes temas abordados no evento.

 

Segurança

Os drones estão a ser explorados de uma forma muito consistente em diversas áreas. No caso da aviação, a easyJet afirma que a utilização de drones com o objectivo de efectuar vistorias detalhadas às aeronaves, no sentido de avaliar possíveis danos e reportá-los rapidamente aos engenheiros, irá reduzir drasticamente o tempo de inspecção e, consequentemente, o tempo que o avião está em manutenção.

A companhia aérea espera que os drones estejam em operação activa em 10 hangares da easyJet em toda a Europa até ao final de 2016. Estas localizações incluem Luton, Gatwick, Genebra, Basileia, Berlim, Charles de Gaulle, Milão e três outros aeroportos europeus.

Ao utilizar drones a easyJet espera cortar significativamente nos atrasos técnicos, excluindo acontecimentos naturais fora do controlo da companhia, como trovoadas e bandos de pássaros, com o objectivo de minimizar os atrasos relacionados com questões técnicas.

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Ainda no âmbito da segurança, a easyJet firmou uma parceria com a Airbus com o objectivo de fornecer telemetria em voo, para prever problemas técnicos antes que eles ocorram.

Esta ferramenta desenvolvida com recurso a tecnologia de ponta faz prognósticos com várias horas de antecipação e permite fornecer às equipas de operações e engenharia indicações avançadas de falhas em todos os aviões. O sistema é um inovador software assente na Internet que consegue receber valores e parâmetros dos aviões em tempo real, através do sistema de mensagens ACARS. Estes dados são transformados em esquemas animados que podem ser utilizados para a resolução de problemas técnicos e falhas antes que o avião aterre, ou prever activamente potenciais questões.

A ferramenta de prognóstico permite que o departamento de engenharia da easyJet possa planear a substituição de componentes antes que surjam problemas, aumentando a confiança e eficiência da aeronave.

Em entrevista temos Aidan Kearney, Chefe de operações de manutenção da easyJet, e Lionel Delle Vedove, Gestor de projecto de serviços da Airbus, que explicam todas as questões relacionadas com a inovação e desenvolvimento na área da segurança.

 

Optimização de Recursos

A aposta na inovação, só por si, já representa de forma geral a intenção de optimização de recursos em qualquer que seja a área de acção. Contudo, neste âmbito vale a pena destacar o investimento em tecnologia de impressão 3D.

Actualmente, a easyJet encontra-se em discussões exploratórias com diversas empresas de impressão a 3D, incluindo a Airline Services Limited e a Snecma para compreender a utilidade da impressão 3D na criação de peças para reparação de aviões, principalmente no que toca à impressão de peças para substituição dentro da cabine, como braços dos assentos, mesas ou persianas, ou peças destinadas ao motor.

A utilização da impressão a 3D significa que a companhia pode, nos próximos anos, rectificar rapidamente e de forma eficiente qualquer defeito na frota, produzindo apenas as peças de que necessita. Ao aumentar a eficiência e rapidez na disponibilização de recursos, a easyJet procura reduzir atrasos que possam ocorrer.

A Safran Fab Lab foi uma das empresas presentes no evento e explicou-nos os moldes em que funciona a parceria entre as empresas quanto à produção de peças em 3D. A Florie Bugeaud-Remond deu-nos alguns esclarecimentos na entrevista abaixo.

A realidade virtual é também uma das áreas de grande relevância em desenvolvimento pela easyJet. Em colaboração com as empresas Output42, DesignQ e Mediasphere, a easyJet pretende explorar explorar a utilização da realidade virtual para desenvolver apps e treinos para a tripulação de cabine, que irão beneficiar os colaboradores e clientes da companhia aérea.

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Satisfação do Cliente

O cliente é hoje mais tecnológico e, cada vez mais, dependente dos dispositivos móveis. A easyJet conta com uma das mais optimizadas aplicações para smartphone do sector no mercado. O foco da empresa está mais virado para o sistema operativo da Apple, embora o Android também não esteja esquecido.

O Mobile Host da easyJet é uma iniciativa conjunta com o aeroporto de Gatwick, em Londres, que combina dados dos sistemas de informação dos aeroportos em directo, utilizando o Google Indoor Maps juntamente com os detalhes da reserva dos passageiros, localização e hora de voo. Os resultados são instruções personalizadas e actualizadas para o passageiro. O Mobile Host inclui lembretes de check-in e confirmações de permissão de reserva de bagagem, direcções para os balcões de entrega de bagagem, zona de partidas e localização da porta de embarque e notificações em directo no telemóvel ou smartwatch acerca da porta de embarque e da passadeira de bagagem.

O cliente tem ainda ao seu alcance um suporte de alteração de voo que o orienta sempre que surjam atrasos com os aviões da easyJet, ajudando-o na pesquisa de novos voos. No final deste Verão os clientes também terão disponível uma ferramenta de pesquisa e reserva de alojamento sem custos, em caso de alteração de voos, evitando filas de espera e outros constrangimentos associados.

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