Chegou a nova série de smartphones OnePlus 7 composta pelo modelo base, homónimo, e pela versão de topo, o OnePlus 7 Pro. Após vários meses de fugas de informação, e volvidos cerca de 6 meses após a apresentação do modelo 6T para o mercado Android, temos agora uma aposta dupla para a primeira metade de 2019.
Em seguida ficará a conhecer todos os trunfos, novidades e diferenças entre os dois modelos.
O evento começou com um recapitular da história desta empresa chinesa, fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau e Carl Pei. Assistimos assim a uma calorosa receção de todos os convidados, bem como os fãs e comunidade de utilizadores. Com efeito, foi dada muita atenção ao feedback da sua comunidade.
Chegou a nova série OnePlus 7
Não é apenas um, mas sim dois novos smartphones com caraterísticas de gama alta. Porém, só um deles merece o título de flagship e só o tempo dirá se continuam a ser killers. Entretanto, a empresa deu também a conhecer os novos acessórios, os Bullets Wireless 2, novos cabos e carregadores, também para carro.
A tónica recaiu, em primeiro lugar, no início da empresa na Índia. Com efeito, este é um dos maiores mercados da fabricante Android, além de o 6T ser o smartphone premium mais vendido durante o primeiro trimestre de 2019. Em seguida, a empresa renovou o seu compromisso com o país, para gáudio do público.
O novo OnePlus 7 Pro
A empresa reforçou o seu compromisso com a velocidade, conjugando o melhor hardware disponível com software otimizado e leve. De igual modo, a tecnológica deu ainda a conhecer as melhorias implementadas na sua interface, a OxygenOS, atualmente baseada no Android Pie 9.0.
Com margens curvas, tanto no painel frontal, bem como no painel traseiro. De igual modo, Carl Pei garante que o smartphone é perfeito para segurar na mão, confortavelmente. Notes-se ainda que está disponível em preto, azul e branco ou, de acordo com a marca, em Mirror Grey, Nebula Blue e, por fim, o Almond.
Com o maior ecrã alguma vez utilizado pela fabricante Android, temos aqui um ecrã de 6,7 polegadas de diagonal. Em boa verdade, temos um painel AMOLED com resolução Quad-HD+, portanto, com 1140 x 3120 píxeis para uma densidade de 516 píxeis por polegada. Apresenta o formato panorâmico de 19,5:9.
Ecrã Fluid AMOLED Quad-HD a 90Hz
Em seguida, a tónica recaiu na avaliação da Display Mate, sendo um dos melhores ecrãs da atualidade. Acima de tudo, este ecrã destaca-se pelas margens curvas, bem como a taxa de refrescamento a 90 Hz. Aliás, este foi o ponto mais destacado por Carl Pei durante a apresentação em Bangalore, Índia.
Logo após, subiu ao palco um representante da Netflix, coroando o novo ecrã do OnePlus 7 Pro. A sua palestra colocou a tónica na fruição de conteúdos em HDR10+ no novo termina. Em síntese, temos aqui o novo ecrã Fluid AMOLED com uma taxa de refrescamento a 90 Hz.
As novas câmaras fotográficas do OnePlus 7 Pro
Com um simples toque e a câmara eleva-se em 0,5 segundos. Contudo, a empresa garantiu que o sistema motorizado será durável. Ainda que por norma a câmara esteja escondida na estrutura metálica, com o pressionar de um botão, estará ao seu dispor. O impacto causado pelo sistema elevatório é considerável.
Em causa está um sensor de 16 MP na câmara frontal, além de um sistema de segurança engenhoso. Imagine, por exemplo, que está a tirar uma selfie e deixa cair o smartphone. Felizmente, o OnePlus 7 Pro é capaz de reconhecer que está a cair, e recolherá automaticamente a câmara, protegendo-a.
Chegou a câmara retrátil com o novo smartphone Android
Uma nova implementação que libertou todo o ecrã. Desse modo, podemos usufruir de um painel sem interrupções, apenas imagem e conteúdo. Porém, sempre que quiser tirar uma selfie, terá apenas que abrir a aplicação de câmara. Tão simples quanto isso.
Popping up in style. Discover our best selfie camera ever live in the #OnePlus7Series Launch Event. pic.twitter.com/fIQA4Uy3dB
— OnePlus UK (@OnePlus_UK) May 14, 2019
Logo após, o palestrante apresentou a câmara principal do novo smartphone Android. Com efeito, fiel a todos os rumores, temos uma câmara composta por três sensores. Com 48 MP + 16 MP e 8 MP de resolução, com mais detalhes, melhor desempenho em fotografia noturna e novas lentes com 7 elementos óticos.
A nova e terceira câmara tem estabilização ótica da imagem (OIS), além de zoom ótico (ampliação) de 3x, com o sensor de 8 MP. Ainda de acordo com a marca, temos três sistemas de focagem, desde o PDAF até ao sistema auxiliado por laser. Logo em seguida, subiu ao palco um dos fotógrafos da National Geographic.
Agora, está nas suas mãos, aproveitar todas as possibilidades criativas desta câmara. Já para os entusiastas de benchmarks, temos agora uma pontuação final de 111 pontos na entidade DxOMark. Assim sendo, o OnePlus 7 Pro é já o terceiro smartphone com melhor câmara fotográfica.
As especificações técnicas do OnePlus 7 Pro
Sem surpresas, o Snapdragon 855 é o processador escolhido para ambos os smartphones Android. Temos aqui um incremento significativo no desempenho e velocidade, uma das áreas nobres da empresa. Aliás, este novo processador com uma litografia de 7 nm tirará proveito dos 12 GB de memória RAM na configuração de topo.
A propósito, temos ainda um novo modo “RAM Boost” que diminuirá o tempo de carregamento dos jogos, por exemplo. Logo em seguida, ficamos a conhecer o padrão UFS 3.0 para o armazenamento interno. Naturalmente, perante estas caraterísticas, este será um dos melhores smartphones para jogos.
O poder do Snapdragon 855, 12 GB de RAM e o Fnatic Mode
Em seguida subiu ao palco um dos representantes do mundo Gaming. Salientou o sistema de arrefecimento líquido, as fps máximas, o ecrã a 90 Hz, o processador Snapdragon 855, a gráfica e até os altifalantes duplos. Tudo isto, aos olhos da Fnatic, transforma o 7 Pro no melhor dos smartphones para jogos.
O novo Fnatic Mode otimiza todos os recursos do smartphones, bem como a estabilidade da ligação à Internet, agora sem interrupções. É um modo de software para a OxygenOS que tornará a experiência de jogo ainda mais cativante, a partir do mais poderoso dos novos terminais.
A OxygenOS ganha o Zen Mode
A propósito, também a OxygenOS voltou a ser melhorada, agora para o OnePlus 7 Pro. Com animações mais rápidas, além de um reforço da sua fluidez, com o intuito de as tornar mais naturais. O compromisso com as atualizações periódicas foi também renovado, tal como a promessa do Android Q, logo que disponível.
Always experience the latest Android has to offer on the #OnePlus7Pro. pic.twitter.com/aL9V4u76zy
— OnePlus UK (@OnePlus_UK) May 14, 2019
A OxygenOS ganha também um modo de gravação do ecrã, além de novos atalhos e botões de acessibilidade. Contudo, a empresa colocou também o foco no bem-estar digital com o novo Zen Mode. Com este modo, durante 20 minutos será “obrigado” a relaxar e não utilizar tanto o smartphone.
Já a sua bateria, equipada com o carregamento rápido a 30 W, apresenta uma capacidade de 4000 mAh de capacidade. Infelizmente, não temos o carregamento sem-fios em nenhum dos smartphones construídos em vidro. Já, por outro lado, o suporte para redes 5G chega com estes novos smartphones Android.
O que nos reserva o OnePlus 7?
Logo em seguida, ficamos a conhecer o segundo dos novos smartphones, o OnePlus 7. Equipado com um ecrã de 6,2 ”, com resolução Full-HD+, portanto, 1080 x 2340 píxeis. O dispositivo Android apresenta uma proporção 19,5:9, protegido pelo vidro de última geração, o Gorilla Glass 6, da Corning.
É, de acordo com a empresa, o formato ideal para fazer chegar todas as vantagens da empresa a um público ainda maior. Por outras palavras, é um dispositivo mais económico, sem o novo ecrã, sem a câmara tripla e com uma bateria menor, mas com todos os outros trunfos. Até um novo tom de cor exclusivo, o vermelho.
As caraterísticas do novo OnePlus 7
O seu notch é bastante reduzido, tal como no 6T, seu antecessor. De igual modo, continuamos a ter um ecrã AMOLED, com certificação DCI-P3. Em seguida encontramos a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm. Um SoC que conta também com a gráfica Adreno 640. Temos, portanto, um octa-core (8 núcleos).
Este novo dispositivo Android conta com 128 GB de armazenamento interno, não expansível e um total de 6 GB de memória RAM. É a única configuração de memória para o modelo base, o mais acessível dos novos smartphones da empresa. Com efeito, foi um dos primeiros a despertar gritos de entusiasmo no público.
Ao passo que a câmara frontal, na “lágrima” continua nos 16 MP com abertura focal f/2,0, na traseira temos um novo alinhamento. Aí, encontramos um primeiro sensor de 48 MP com abertura focal de f/1,8, bem como o segundo sensor, de 16 MP. De igual modo, temos estabilização eletrónica e ótica na câmara.
Can you feel the good vibrations? Experience a new haptic vibration motor on the #OnePlus7Pro. pic.twitter.com/glZlVewqlU
— OnePlus UK (@OnePlus_UK) May 14, 2019
Temos, assim, uma câmara igualmente poderosa. Sobretudo com o sensor principal de 48 MP, o Sony IMX586. Mais ainda, temos a segunda câmara de 5 MP coma lente grande-angular. Já em ambos os smartphones temos um novo motor de vibração, mais poderoso. Ja a sua bateria, mantém-se nos 3700 mAh como no 6T.
Contudo, não temos certificação IP68, nem carregamento wireless, ou mesmo a porta áudio P2.
Os preços dos novos smartphones Android
O mais poderoso dos novos smartphones Android está disponível em três configurações. A versão mais acessível com 6 GB de RAM e 128 GB de ROM custa 700 euros. A versão intermédia, com 8 GB e 256 GB custa 750 euros. Por fim, a versão com 12 GB e 256 GB custa 820 euros. Chega a 21 de maio ao mercado.
Por sua vez, o OnePlus 7 estará disponível em cinzento (Mirror Gray) e em vermelho (Red). Contudo, esta última cor será um exclusivo da China e da Índia. Chega em junho ao mercado, com duas configurações de memória: 6 GB + 128 GB ou 8 GB + 256 GB. O preço começa nos 559 euros e vai até aos 599 euros na Europa.
Ambos os smartphones e acessórios serão detalhados nos próximos artigos.
We love the sound of the new dual stereo speakers on the #OnePlus7Pro. Made possible by @Dolby. pic.twitter.com/aYxQzxUWBz
— OnePlus UK (@OnePlus_UK) May 14, 2019