São muitos os projecto que estão na Maker Faire deste ano. Se todos têm uma vertente de mostrar o trabalho que os Makers têm estado a fazer, nas suas garagens e nos seus espaços, alguns têm propósitos diferentes.
A First LEGO League tem um intuito que vai muito além dos Makers. Quer preparar novos Makers e dar-lhes o “bichinho” deste movimento.
Estivemos à conversa com a Ana Silva, que nos mostrou o que é a First LEGO League.
Depois de ter estado presente na edição de 2014, a First LEGO League (FLL) vai voltar à Lisbon Maker Faire este ano.
A First Lego League é um fantástico programa para crianças dos 9 aos 16 anos que foi desenhado para lhes despertar interesse pela ciência e tecnologia e os ensinar competências importantes para o seu futuro.
Os valores base da FLL são os elementos que distinguem esta organização de outros programas semelhantes. Os participantes aprendem que a competição amigável e o ganho mútuo não são objectivos que se excluem, e que a entre-ajuda é o grande pilar do trabalho em equipa.
O stand da FLL na Maker Faire terá em exposição alguns robots construídos por alunos dos clubes de robótica da Ana Raquel Silva, FIRST LEGO League Operational Partner e actividades práticas com robots para que pessoas de todas as idades possam aprender, construir e programar num ambiente informal e relaxado, dinamizadas por estudantes do Instituto Superior Técnico.
Na nossa conversa com a Ana Silva, ficou patente o gosto que ela tem por este projecto e como espera que nos dias da Maker Faire consiga cativar os visitantes a aceitarem o desafio da FLL.
Como “Um desporto para a mente”, a FLL desafia as crianças a pensar como cientistas e engenheiros, e o tema deste ano é o TRASH TREK (SM) Challenge.
Seguindo o lema “We’re not talking trash – we’re cleaning it up!”, este ano mais de 233.000 crianças de mais de 80 países irão explorar o fascinante mundo… do lixo.
Desde a coleta, passando pela triagem e até à produção e reciclagem, há sempre algo a explorar sobre o tratamento do lixo, e as equipas da FLL irão escolher e resolver um problema de lixo do mundo real durante o desafio.
Tal como no ano passado, a bancada da FLL na Faire terá actividades práticas com robots para pessoas de todas as idades, para que possam aprender, construir e programá-los num ambiente bastante informal e relaxado.