Numa entrevista recente ao site Nikkei, Shuntaro Furukawa o atual Presidente da Nintendo, teceu alguns comentários curiosos acerca da companhia e seu futuro.
Pelo que as suas palavras deixam perceber, a marca japonesa encontra-se atenta ao mercado atual e confiante no futuro mas… não só num futuro de videojogos e consolas.
Com o arranque de cada ano novo, é natural que as marcas façam um “apanhado” daquilo que foi o seu passado recente e que falem um pouco abertamente sobre o que vêem no seu futuro.
Numa recente entrevista ao site Nikkei o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, revelou um pouco daquilo que vai na “alma da companhia” falando, não só sobre o passado recente, como também sobre aquele que pode ser o futuro da companhia nipónica.
Quando confrontado sobre qual a forma em que a Nintendo pretende inovar no futuro no capitulo dos videojogos, Furukawa deixou no ar uma resposta algo enigmática que, de de certa forma, parece antever algumas mudanças de estratégia no gigante nipónica.
Mantendo o sucesso da Nintendo Switch e respetivos jogos como ponto orientador da resposta, Furukawa revelou que a Nintendo se encontra atualmente numa espécie de 2ª lua de mel, com a sua mais recente consola doméstica. Os resultados de vendas de Switches e respetivos jogos são estrondosos e como tal, a companhia não antevê num futuro muito próximo grandes alterações. Aliás, o compromisso da companhia é precisamente o de manter o apoio e suporte à consola, seus parceiros e clientes, claro.
A Nintendo Switch tem-se vindo a revelar como um autêntico sucesso de vendas. Os lançamentos de jogos sucedem-se a bom ritmo e com a continua (até ver) adesão das equipas de desenvolvimento e distribuidoras, o futuro a curto/médio prazo da consola aponta numa direção bastante favorável, sendo que a Nintendo não terá de se mexer muito neste contexto nos próximos tempos.
No entanto, deixa também uma frase sintomática “Não nos encontramos fixados meramente nas nossas consolas“. Realmente, a comercialização de consolas por parte da marca japonesa remonta até 30 anos atrás sendo a marca Nintendo bem mais antiga (Nintendo foi fundada em 1889).
Não nos encontramos fixados meramente nas nossas consolas
Contudo existe ainda uma leitura relacionada com a atenção que a Nintendo está a prestar à evolução do mercado, nomeadamente às novas tendências e novas plataformas. E se olharmos com atenção, já no passado recente tivemos exemplos claros neste capitulo, com o lançamento de Pokémon GO ou de Super Mario Run. Isto indica claramente que a companhia está atenta às tendências mobile do mercado e, que se encontra também atenta às formas de usufruir disso mesmo.
Desde que começou a desenvolver consolas, a estratégia da Nintendo tem sido a de constantemente evolui-las. Após um lançamento, o objetivo passaria a ser o de encontrar onde melhorar e inovar de forma a que o lançamento de cada consola Nintendo, trouxe sempre uma forte componente de inovação. Contudo, há alturas em que, seja pela força do mercado, seja pela estratégia comercial da empresa, seja por limitações internas, seja porque razão for, as coisas podem deixar de assim ser e Furukawa deixa mais uma frase enigmática “A longo prazo, é possivel que a Nintendo deixe de se focar tanto nas consolas domésticas (flexibilidade é tão importante como a ingenuidade“.
A longo prazo, é possivel que a Nintendo deixe de se focar tanto nas consolas domésticas
Apesar de não quererem dizer nada em concreto para o futuro imediato, estas afirmações acabam por deixar clara a visão da marca. Acredito que a companhia continue a prestar atenção às suas consolas próprias, e não acredito que a Switch seja a última. Contudo, e como Furukawa refere, não se sabe o futuro e muitas vezes, as decisões são tomadas de acordo com o que o mercado dita.
Como se costuma dizer, “o futuro a Deus pertence” e vai-se escrevendo dia a dia, pelo que muita coisa vai mudar certamente. Resta-nos aguardar…
E vocês? Acham que a Nintendo poderá vir um dia (médio prazo) a deixar de lado a seção de desenvolvimento e produção de consolas?