Pplware

A Maker Faire Lisbon está ainda mais interactiva

A Maker Faire tem sempre projectos engraçados e divertidos que os visitantes podem ver ou até mesmo tocar. Mas este ano fomos conhecer algumas ideias que requerem uma maior interactividade por parte de todos os que por aqui passam.

Vamos dar-vos a conhecer alguns dos projectos que estão na Maker Faire Lisbon 2016.

Existem projectos que cativam sempre mais à atenção dos visitantes. O Pplware foi descobrir alguns deles e mostra agora o que por aqui se encontra. Vindos quer de empresas como de escolas, dos mais novos aos mais velhos, todos apresentam o melhor que podem as ideias que criaram ou ainda estão a criar.

Luís Carlos

Após em 2015 ter chamado a atenção com a impressão 3D da sua própria imagem, eis que apresenta este ano um projecto de robótica, bem como a já falada impressão 3D à escala real da dançarina do videoclip da música Wide Open.

O objectivo destes robôs é simples, a interacção com humanos. Com uma câmara Kinect da Xbox, o maker faz com que o seu Franklin (nome dado ao robô que aparecerá no vídeo) responda. A ideia é que o robô consiga copiar os movimentos da pessoa, no entanto na feira deste ano isso ainda não foi possível e o inventor deste boneco simplificou. Assim, o Franklin mostrou apenas a sua “ameaça” perante a aproximação de alguém.

Makers in Little Lisbon – MILL

Aqui foi, mais uma vez, mostrado que com um simples arduino e um sensor de infravermelhos se conseguem fazer brincadeiras para todos os gostos.

Foi feito um tiro ao alvo de estilo mais retro, com a moldura de madeira, o projecto ficou extremamente simples mas mostra outra utilidade para um arduino. Jogos nunca são demais, principalmente para quem gosta, e este foi um dos projectos que cativou à interactividade nesta feira.

O MILL terá ainda um evento em que pretende vender peças usadas e novas nos próximos dias 9 e 10 de Julho. Mais do que apresentar ideias, o MILL quer ajudar os makers a criar os seus projectos e é isso que pretendem mostrar.

Instituto Gulbenkian de Ciência + ISCTE

Aqui foi-nos apresentado o projecto de nome Morfogénese Musical, criado por uma equipa de ambos os locais, este é um projecto imponente. Na Maker Faire deste ano, o Pplware foi conhecer e perceber o que esta flor gigante faz.

Sendo esta flor composta por 15 genes, é-nos apresentado um ecrã onde poderemos seguir o ciclo de vida da mesma e aqui poderemos sempre seleccionar os genes que queremos activos ou não. Depois disto, o robô irá mostrar-nos as modificações que acontecem na flor. Assim, para além de ser visível, de uma forma como não seria possível de outra forma, poderemos ver como reage a flor cada selecção que o utilizador faz.

 

Ainda não visitou a Maker Faire Lisbon? Ainda está a tempo, amanhã ainda poderá aparecer e conhecer todos os makers aqui presentes e interagir com estes e outros projectos de renome.

Lembramos que a entrada é gratuita, sendo que deverão fazer a inscrição aqui.

Maker Faire Lisbon

Exit mobile version