Decorreu ontem na Faculdade de Ciências de Lisboa o Green Hackathon, onde 40 participantes fizeram um esforço conjunto para desenvolver ideias para um futuro mais sustentável, o Pplware esteve a conhecer todos estes protótipos para um amanhã mais verde.
O Green Hackathon consiste em várias equipas projectarem uma ideia para um futuro verde. Este é um evento que decorre em diversas cidades do mundo.
Foi na sexta-feira ao final do dia que começaram a chegar os participantes, que após as boas vindas da organização deram inicio ao evento. Numa fase inicial todos os participantes conheceram e trocaram ideias gerando assim, um debate interessante. Este foi um dos momentos mais importantes da acção, dado que foi neste instante que começou a entreajuda dos grupos de forma a criarem soluções conjuntas.
Depois da troca de ideias, começou a parte da acção. A equipa Pplware procurou conhecer algumas das ideias que estes participantes apresentaram. Apesar de algumas não poderem ser concretizadas em apenas 24 horas, os projectos são praticamente todos, pensados para a realidade actual.
Uma das ideias consiste em algo extremamente simples e útil. Ao ter um sensor que lê a temperatura da água e um que lê os níveis de humidade no solo, os utilizadores poderão, por exemplo, facilmente desactivar o sistema de rega para que não existam desperdícios de água em caso de existirem chuvas.
Outra das ideias que pudemos ver foi realizada e pensada por uma das equipas mais novas neste evento. Esta consiste em unir um objecto impresso numa impressora 3D, neste caso um catamarã, a um drone. Este terá ainda painéis solares, de forma a poder funcionar autonomamente para encontrar algo no solo.
O Green Hackathon está recheado de boas ideias, para além disso muitas destas procuram financiamento para poderem ir avante no mundo tecnológico.
Estas são 24 horas de muito trabalho, mas que no fim compensarão o esforço. O evento pretende assim mostrar como as tecnologias poderão ser usadas para ajudar num mundo sustentável.