O Pplware foi Media Partner no Upload Lisboa, evento de marketing, informação e comunicação que ocorreu neste passado Sábado, dia 4 de Outubro. Depois de Pedro Janela e Parry Malm, ficamos com a entrevista aa Kwame Ferreira, CEO da Kwamecorp.
Kwame Ferreira apresentou no Upload Lisboa o tema Big data vs Little data and the rise of Cloud Memory, e aqui ficam as suas respostas às nossas questões!
Marisa Pinto: Uma vez que a KwameCorp é uma empresa internacional, qual a sua opinião sobre a facilidade ou dificuldade em implementar empresas, ideias e conceitos no nosso país?
Kwame Ferreira: É fácil criar em Portugal porque temos os ingredientes certos: óptimos profissionais a um custo competitivo. Boas universidades de engenharia, design e gestão e o melhor estilo de vida do mundo, praias, comida…
MP: O que é este conceito de “inovação socialmente responsável”?
KF: Inovação que tem em conta uma visão mais holística dos problemas. Tudo o que criamos fazemo-lo num contexto social. A tecnologia muda hábitos, transforma recursos planetários. Tudo o que fazemos temos que fazê-lo tomando em conta que tipo de sociedade queremos.
MP: Sendo eu psicóloga de formação, foi com curiosidade que li, na sua apresentação, que é pioneiro em dispositivos emocionais. Uma vez que a tecnologia, no geral, nos torna menos tímidos, serão estes gadgets e app’s que apresentou, uma possível solução para as dificuldades de relacionamento e expressão que muitas vezes promovem os conflitos entre as pessoas?
KF: São passos na direcção correcta. A tecnologia torna-nos mais conectados uns com os outros mas aos mesmo tempo mais distantes emocionalmente. Uma das maneiras de nos mantermos emocionalmente ligados é através da simplificação na comunicação. Às vezes um toque é suficiente.
MP: O conceito Eterni.me pareceu-me bastante curioso e interessante. Contudo, existem sempre momentos que queremos guardar apenas para nós. Poderá o utilizador escolher que memórias deseja guardar?
KF: Tenho a certeza que privacidade é um dos aspectos mais importantes da plataforma.
MP: Uma vez que a tecnologia tem avançado a um ritmo acelerado, quais pensa serem os produtos/conceitos tecnológicos que irão dominar o Mundo em 2020?
KF: Plataformas para uma democracia mais participativa. Os inícios de carros autónomos que nos vão libertar bastante tempo e mudar, como habitamos e avaliamos cidades. Tecnologia de prevenção e diagnóstico de cancro e outras doenças similares. Há muita coisa na pipeline, muita inovação a sair todos os anos.
MP: Que projectos tem a KwameCorp tem para o futuro? Pretendem implementar algo em Portugal?
KF: Queremos continuar a crescer em Portugal e talvez com um primeiro cliente português.
O Pplware agradece ao Kwame Ferreira a sua disponibilidade para esta entrevista!
Kwame Ferreira
Kwame Ferreira dirige uma agência internacional de inovação e um fundo de incubação – Kwamecorp, conhecido por desenvolver inovação socialmente responsável. É autor da metodologia VOID, que ajuda a promover a inovação dentro e fora das grandes empresas, assim como pioneiro em dispositivos emocionais, tendo criado o Bond-touch.com. Atualmente, está a conduzir uma pesquisa sobre agricultura doméstica e as novas formas de instilar o comportamento da comunidade através da tecnologia.
Os projectos de risco premiados estão a ajudar a desenvolver o Fairphone.com, o primeiro telefone do mundo com uma cadeia de fornecimento transparente; a Impossible.com, uma rede de doação apoiada por Lily Cole e Jimmy Wales; e a Loklok.co, o primeiro messenger para ecrã bloqueado do mundo.