Pplware

Google I/O’17: Acompanhe o evento em direto

A Google reservou os dias de hoje até sexta-feira para o seu evento anual direcionado aos programadores. O Google I/O17 tem agora início com a habitual Keynote onde vamos ficar a conhecer um pouco daquilo que será o futuro da Google e das suas ofertas durante o próximo ano.

Aqui no Pplware estaremos durante a próxima hora e meia a acompanhar todo o evento e dar-lhe a conhecer os principais destaques que se esperam que passem pelo Android O, pelo Android Wear e pelo Android Auto, mas também pelo Andromeda, Realidade Virtual, Google Home e Google Assistant, entre muitas outras temáticas.


Transmissão em Direto:

 

Destaques:

O evento tem início às 18h.

Sundar Pichai já subiu a palco e começou por falar de alguns números dos serviços Google.

O YouTube conta com mil milhões de utilizadores e mil milhões de horas de vídeos assistidas por dia. O Google Maps conta com mil milhões de quilómetros percorridos. O Google Drive tem 800 milhões de utilizadores ativos e o Google Photos 500 milhões.

Google Lens

O CEO da Google apresentou o Google Lens, um “conjunto de capacidades de computação baseadas na visão.” Este novo sistema da Google será capaz de entender as imagens captadas através de um smartphone.

Os TPUs foram bons para inferência (descobrir o que uma coisa é), mas não otimizados para treino. Mas a próxima geração acabou de chegar com o “Cloud TPU”.

Google.ai

A inteligência artificial estará toda na Google.ai e assentará em três pilares: Pesquisa, ferramentas e aplicação.

Esta será uma área onde o diagnóstico de doenças terá um papel central.

Google Assistant

Scott Huffman subiu a palco para falar do e com o Google Assistant.

O Google Assistant é capaz de responder de uma forma mais natural aos diferentes membros da família: “It’s your own individual Google”. Além disso está mais “conversável”, sendo capaz de “manter uma conversa com o utilizador.

Agora, o Google Assistante está disponível também para iPhone!

Para Android e iPhone, o Google Assistant recebe agora mais línguas, incluíndo Português do Brasil.

Actions on Google

Agora é o momento de mostrar como se pode pagar de forma segura nas várias plataformas Google.

O Google Home

Ainda este Verão, o Google Home chegará a mais países e receberá mais de 50 novos recursos. Agendar reuniões, definir lembretes ou fazer telefonemas são apenas algumas das possibilidades.

Além disso é capaz de reconhecer a voz do utilizador e fazer a ações direcionadas a cada um deles.

O Google Home recebe ainda uma série de subscrições de serviços como o Spotify ou SoundCloud para tirar partido do altifalante melhorado que integra. Tem finalmente Bluetooth e é compatível com Android e iOS.

O Chromecast recebe também melhorias de peso. O YouTube recebe uma aplicação dedicada e funciona também o, por exemplo, o Netflix.

Google Photos

É hora de Anil Sabharwal falar do Google Photos que conta já coim 1,2 mil milhões de fotos e vídeos adicionados por dia e mil milhões de subscritores ativos por mês.

Segue-se a demonstração das novidades.

Pode rever as fotografias, alterar os destinatários e enviar as fotografias e caso a pessoa com quem partilhou as imagens não tiverem a app instalada receberão uma mensagens.

Há ainda duas novidades para uma partilha de fotos mais inteligente que chegará em breve a Android e iOS.

Foi apresentado o Photo Books, mais um recurso fantástico para a criação de albúns temáticos das nossas fotografias.

São três fantásticos novos recursos que a Google lançou relacionados com o Google Photos:

Agora é explicada a forma como o Google Lens poderá interagir com o Google Photos.

YouTube

A CEO do YouTube entrou em palco para falar sobre um dos mais populares serviços da atualidade.

Os números do YouTube são incríveis e a tendência é de crescimento.

Falou-se também da forma como toda a comunidade do YouTube tem contribuído para projetos de cariz social.

E a forma como se vê YouTube na TV?

Existe agora uma interação maior do utilizador com o YouTube na TV e agora a pesquisa por voz está mais afinada. Além disso, já há suporte para vídeos a 360º.

O Super Chat e as transmissões em direto já não são uma novidade e está a crescer de forma acelerada, fazem-se 4 vezes mais de diretos e o Super Chat é a nova forma dos criadores de conteúdo serem recompensados de uma forma mais direta por quem os assiste.

Vem aí o Android

O Android Wear, o Android Auto, Android TV, Android Things, Chromebook… Os números são animadores para a Google.

E agora é o momento de falara das novidades do Android O. Até agora nenhuma novidade. Picture-in-Picture; Novo sistema de Notificações; Janelas flutuantes.

Estão a ser mostrados vários novos recursos que revelam que as opções de seleção estão mais inteligentes.

Agora será dado a conhecer em pormenor o Vitals que assenta em Autonomia da bateria, Segurança, Tempo de ligação das apps e estabilidade.

A nova linguagem de programação Android: Kotlin

A Google finalmente criou uma linguagem de programação totalmente dedicada ao Android.

Android Go

O Android Go para smartphones menos potentes fixa-se em três áreas, no sistema operativo, nas aplicações móveis e na plataforma da Play Store, fazendo com que a interface e a Kernel passem a utilizar menos memória, até 512MB menos. Terá disponível uma séria de apps “Lite”.

VR

Fala-se agora de Realidade Virtual, começando pelo Daydream e a grande novidade vai para o facto dos nos S8 e S8 Plus da Samsung já suportarem o Daydream.

A realidade aumentada, com a referência ao Pokémon Go, é outro dos temas abordados. Visual Positioning Service é uma das áreas que merecem destaque, por exemplo, será útil para encontrar algo dentro de uma grande loja, tal como foi mostrado no evento.

A sua aplicação em contexto escolar é outra das possibilidades da AR.

O CEO da Google volta a palco para contar mais uma história de um programador de 17 anos que utiliza o TensorFlow.

A Google for Jobs, a nova plataforma da Google para procura e oferta de empregos, mereceu também o seu destaque, com uma pequena demonstração de como se podem procurar empregos através da plataforma.

Mobile first to AI first


O que achou das novidades da Google neste evento dedicado aos programadores?
Exit mobile version