Pplware

GDG DevFest Lisboa’19 + VOST DAY já em dezembro

O GDG DevFest Lisboa’19 + VOST DAY é um evento promovido pela Google Developers Group, Women Techmakers Lisboa e VOST Portugal. Este evento vai decorrer no dia 7 de dezembro, em Lisboa, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Esta conferência Google, enquadra-se na DevFest Season, que no fim do ano, acontece em mais de 100 países. No entanto, cada DevFest é único – adapta-se à comunidade local ou nacional, podendo ter os mais variados formados.


Pretendendo acolher 500 participantes, este evento irá adotar o formato de conferência. Irão existir espaços para networking, sorteios e atividades sobre os mais variados temas, com Google Developers Experts e oradores nacionais e internacionais, distribuídos em 3 tracks em simultâneo:

O DevFest’19 dará também ênfase a temas como a diversidade e inclusão na tecnologia, procurando ser um evento promotor da igualdade de género, pretendendo também contribuir para a mudança de mentalidades e efetivação do mainstreaming de género.

O bilhete desta conferência terá um valor simbólico, que será inteiramente doado à associação sem fins lucrativos.

Oradores em destaque no GDG DevFest Lisboa’19

Hackathon VOST – Cidadania Ativa

O VOST.pt está a organizar um hackathon durante o Devfest, tendo como tema principal Cidadania Ativa, que procura desenvolver soluções úteis para a comunidade.

As equipas deverão ter entre 3 a 5 participantes e poderão escolher entre 4 temas:

Para cada tema serão disponibilizadas APIs e dicas para te inspirar!

Debate: cidadania activa

No fim do dia 6 de dezembro às 19h, véspera do Devfest, irá acontecer um debate gratuito sobre o Cidadania Activa.

No mundo globalizado, fortemente marcado pela desigualdade de direitos, de informação e de conhecimento, o voluntariado e é a primeira linha de defesa contra a fragmentação social.

Falar de voluntariado, é o mesmo que falar em exercício de cidadania, de solidariedade e em realização pessoal. É uma expressão do envolvimento do individuo na sua comunidade, uma forma de dedicação a uma necessidade local ou global, seja esta social, política, ambiental, cultural ou educativa.

Hoje, talvez mais do que nunca, ser um cidadão ativo é uma necessidade e não um ato de caridade. Haverá sempre necessidade de causas independentes, desde que exista dedicação, cidadãos ativos, forma de obter recursos de acordo com as necessidades e essencialmente, resiliência.

Mas o que motiva o cidadão ativo? Devemos priorizar certos tipos de voluntariado face a outros? Há um real interesse por parte das entidades governamentais em promover a contribuição do cidadão? Como promover a cidadania ativa e responsável?

Este debate irá contar com Nuno Carneiro (Coordenador do Política Para Todos), Nuno Carvalho (RATO-ADCC) e João Pina (Fogos.pt, VOSTPT), sendo moderado por Pedro Pinto (Pplware).

Debate: cidadania activa

O Pplware é Media Partner deste evento.

Exit mobile version