Foi durante o fim de semana que decorreu a 3ª edição do Novabase GameShifters, evento organizado pela Novabase pelo 3º ano consecutivo e que promove a criação de ideias inovadoras e revolucionárias numa maratona de 24h.
Entre 90 projectos apresentados no evento, destacou-te o “NIF Hunter“, arrecadando o primeiro lugar desta saudável competição de criatividade e inovação.
A edição deste ano do GameShifters, que teve lugar na sala Fernando Pessoa do MEO Arena, foi dedicada ao tema Gamificação (ou Gamification). A criatividade e diversidade foram elementos muito presentes nas ideias propostas a concurso, surgindo estas das mais variadas formas, desde plataformas que promovem a eficiência energética e a poupança doméstica, a soluções que ajudam a uma vida mais saudável, outras que incentivam os alunos nos estudos ou combatem o isolamento dos mais idosos, ou ainda plataformas que juntam empresas à procura de colaboradores e jovens à procura do primeiro emprego.
A avaliar as ideias esteve um júri composto por Giuseppe Vitulano, do Web Summit, Iñaki Huarte, da Gamification World, Pedro Patrício, do Clube Criativos de Portugal, Lourenço Medeiros, da SIC e María Gil, da Novabase Capital.
Este painel de especialistas nacionais e internacionais, além da avaliação e escolha das 3 ideias mais inovadoras, teve ainda oportunidade de partilhar com todos os candidatos os seus conhecimentos e experiências.
Foram mais de 200 participantes que estiveram entre o dia 13 e 14 de Maio nesta maratona de 24 horas, número que tem aumentado a cada edição, e cerca de 90 os projectos a concurso este ano, desenvolvidos em torno do conceito Gamification.
A variedade e diversidade foram características presentes, não só nas ideias apresentadas, mas também nos participantes, que se apresentaram nas mais variadas idades e meios, desde jovens estudantes, recém licenciados empreendedores à procura do seu primeiro emprego, até profissionais experientes já no mercado de trabalho.
E porquê Gamification?
Manuel Pimenta, da Novabase, revelou ao Pplware que “…as edições anteriores já tinham algumas dinâmicas que eram gamificadas…“, e sendo um tema para o qual já olhavam desde 2012, “…o casamento com a gamification foi natural…“.
Manuel Pimenta diz ainda que “…dado o estado do mercado, e pelo facto de cada vez haverem mais clientes a falar deste tópico…quisemos posicionar-nos com este evento para a comunidade…tendo também um objectivo formativo dentro deste tema“.
No final do evento, uma competição saudável com muita partilha e bom ambiente entre os concorrentes, e depois da apresentação de todos os projectos, foram divulgados os vencedores, com as ideias consideradas mais inovadoras.
O 1º lugar foi para a solução “NIF Hunter“, apresentada por uma jovem que pretende facilitar e incentivar o pedido de facturas através de uma aplicação mobile que informa o contribuinte, em tempo real, do valor que vai deduzir nos impostos.
O 2º lugar ficou para a dupla “Ovo“, que apresentou uma aplicação que permite acompanhar hábitos alimentares, incentivando os seus utilizadores a serem mais saudáveis, sustentáveis e alinhados com os objectivos que predefinem.
Já o 3º lugar coube a 4 jovens que trouxeram com eles a “Cards Lab“, uma solução baseada num baralho de cartas, em formato físico tradicional e também em versão aplicação para dispositivos móveis, que contem a matéria escolar e que permite memorizar informação enquanto se joga, motivando os alunos a aproximar-se dos estudos e a melhorar o seu desempenho escolar.
Em conversa com o Pplware, Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase, afirmou que acreditam bastante no talento dos jovens portugueses, e conseguem com este tipo de eventos “…por um lado ajudar os participantes a afinar as suas ideias para as transformar em melhores negócios, e por outro lado retirar daqui alguma experiência e eventualmente contratar algumas pessoas para nos ajudarem no nosso negócio…“.
Luís Paulo Salvado conta ainda que na Novabase acreditam muito no potencial destas novas metodologias, como é a gamification, considerando que são áreas ainda pouco exploradas, e considera eventos como o GameShifters são “…forma de alargar as fronteiras da Novabase e trazer para a empresa pessoas que nunca interagiram connosco“.
Para o futuro pretendem “…continuar a experimentar novas ideias…“, e o Novabase Gameshifters será um evento para continuar a crescer, cada vez com mais pessoas e mais parceiros que ajudem a melhorar o evento.