A 14ª edição anual do ‘Evento Linux’ em Portugal vai ter lugar a 29 de Setembro, em Lisboa. O anúncio é feito pelo Comité de Organização da iniciativa que, também este ano, vai dar a conhecer uma nova designação e formato: Open Source Lisbon, um evento de dia inteiro dirigido a gestores de negócio e a entusiastas da tecnologia, com interesse em tudo o que se relaciona com software de código aberto e formas inovadoras de fazer negócio com recurso às Tecnologias de Informação.
O Pplware é Media Partner e irá também fazer uma apresentação.
Com organização a cargo da Syone SBS Software S.A. e co-organização da Caixa Mágica, o ‘Open Source Lisbon’ capitaliza sobre o sucesso de 13 edições consecutivas de ‘Evento Linux’ em Portugal, no ano em que se marcam 25 anos sobre a primeira release de Linux kernel por Linus Torvalds.
A realizar no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o evento cujo programa será anunciado em www.opensourcelisbon.com terá entrada livre e será composto por uma manhã de talks vocacionadas para visão estratégica de negócio (#openbusiness) e uma tarde de apresentações de cariz técnico e funcional, à luz daquilo que o ‘Evento Linux’ sempre ofereceu à comunidade.
Para o Diretor Geral da Syone, Eduardo Taborda
O Open Source Lisbon representa a evolução natural sobre o sucesso que o ‘Evento Linux’ alcançou nos últimos 13 anos; sentimos que estavam cumpridos os objetivos iniciais da organização e que estava na altura de redesenhar os moldes do evento para uma nova abordagem, mais orientada aos conceitos, soluções e formas inovadoras de criar valor no mundo empresarial, cada vez mais assente em serviços de IT
Vamos fazê-lo trazendo ao evento vários ‘case-study’ de sucesso, seja a nível da implementação de soluções Open Source ‘state of the art’ ou na abordagem disruptiva e inovadora nas formas de fazer negócio, ao longo de um dia de apresentações que prevê simultaneamente uma oportunidade única de networking com alguns dos maiores players do mercado nacional e internacional”.
Nomes já confirmados…
Com 10 anos de experiência em empresas como a Ericsson e a TomTom, Bozhidar Bozhanov, blogger técnico (http://techblog.bozho.net), engenheiro sénior de software e advisor do Conselho de Ministros da Bulgária para os assuntos de e-government, e-identification e open data, é um dos principais responsáveis pelo Electronic Governance Act – ou Open Source Act – recentemente passado a lei no país. Pela 1ª vez em Portugal, Bozhanov abordará as deficiências das implementações fechadas, responderá aos desafios levantados pela abertura de software escrito para um governo central e apontará caminhos para que outros países (e empresas) sigam o rasto da experiência búlgara.
José Fontainhas é project manager (Observador, Fundação Calouste Gulbenkian), senior developer, organizador de WordCamps e um dos co-fundadores da Comunidade Portuguesa de WordPress. Levará ao Evento Linux 2016/Open Source Lisbon uma talk técnico-funcional sobre o sistema de gestão de conteúdo usado para criar e manter sites, blogues e aplicações, com desenvolvimento em Open Source por centenas de voluntários de todo o mundo e usado diariamente por mais de 60 milhões de pessoas em mais de 140 idiomas.
Também confirmado está Sérgio Silva, perito em ciber-segurança e responsável pela gestão dos sistemas de informação do Conselho Superior de Magistratura, órgão do sistema judicial português conhecido tanto pela exigência de requisitos tecnológicos – nomeadamente de segurança – como pelas boas práticas assentes em código aberto.
Para consultar toda a informação do evento basta que aceda ao site oficial do mesmo aqui ou através da página de facebook aqui.