Ano Novo, Talentos Novos! É verdade, foram entregues na semana passada os Prémios PlayStation Talents, uma iniciativa da Sony Playstation que visa promover e impulsionar o desenvolvimento de videojogos.
Venham conhecer os vencedores.
Foi na passada semana que, em Lisboa, foram entregues os Prémios PlayStation Talents de portugueses, iniciativa da Sony Playstation que apoia e incentiva ao desenvolvimento de videojogos, desafiando estúdios portugueses a apresentarem os seus projetos para a PlayStation 4.
A concurso encontravam-se bastantes jogos mas mais que isso… encontravam-se jogos bastante diversificados e com muita qualidade. Qualidade essa que se revelou nos mais variados critérios: mensagem transmitida, jogabilidade implementada, história contada, grafismo, sonoplastia…
Muito e bom se faz em Portugal e desta forma os Prémios PlayStation Talents encontram-se cada vez mais competitivos.
KEO
Mas comecemos pelo vencedor da noite. E esse vencedor foi KEO, o projeto da Redcatpig Studio, que desta forma ganhou o direito de ser lançado para a Playstation 4.
KEO é um jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica. Possui várias arenas, cada uma com modos de jogo completamente diferentes, desde modos de jogo clássicos, como o Team Deathmatch, Domination e Racing. Em KEO, os jogadores terão a oportunidade de escolher o tipo de veículo que preferem e de personalizar o seu aspeto e respetivas armas, conforme os seus gostos e necessidades.
De referir que com a vitória, a Redcatpig Studio conseguiu também o direito a um prémio monetário no valor de 10.000€ como forma de apoio ao financiamento do desenvolvimento do jogo. Mas não se fica por aqui, e além disso, ganhou também o acesso a kits de desenvolvimento Playstation 4, a um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa, e também a uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000€.
Trata-se, sem dúvida de um forte incentivo e apoio para o desenvolvimento do jogo.
Marco Bettencourt, representante da Redcatpig Studio que recebeu o prémio da Diretora Geral da PlayStation Ibéria, Liliana Laporte, e pelo Diretor de Marketing da PlayStation Ibéria, Jorge Huguet, referiu que “Quando disseram KEO foi, sem dúvida nenhuma, uma surpresa tremenda, uma vez que todos os projetos finalistas eram incríveis. Parece que saí um bocado do corpo e voltei”. Marco não esqueceu ainda os restantes elementos do estúdio nacional, João Toste e Bryan Freitas. e acrescentou ainda que “Isto foi o culminar de muitas coisas boas e de muitas coisas más que aconteceram até chegarmos a este ponto”.
Entretanto a noite foi longa e a cerimónia incluiu ainda a entregas de prémios para outras categorias, como Prémio Imprensa, Melhor Jogo Infantil entre outros. Eis os vencedores das restantes categorias:
Nomeados para Prémio Imprensa (Prémio entregue por Sandra Páscoa, Roberto Yeste e João Lopes, da equipa PlayStation Ibéria)
Nomeados para Melhor Jogo de Competição Online (Prémio entregue por João Matos e Pany Varela do Sporting Clube de Portugal)
Nomeados para Melhor Jogo Infantil (Prémio entregue por Mário Lomban e Patrícia Correia, da Fundação 3M)
Nomeados para Melhor Arte (Prémio entregue por Mário Augusto, um dos mais conhecidos jornalistas de entretenimento em Portugal e especialista em cinema)
Nomeados para Jogo Mais Inovador (Prémio entregue por Bruno Osório, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do VRock, vencedor da 2ª edição dos Prémios PlayStation® Talents em Portugal, e Pedro Antunes, da Star Busy)
Nomeados para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation® (Prémio entregue por Francisco Santos e João Genebra, responsáveis pelo desenvolvimento do Out of Line, vencedor 3ª edição dos Prémios PlayStation®Talents em Portugal)
- OX com Capture
- Redcatpig Studio com KEO
- DarkArts com Under The Rain
- Hone Game Studios com Dark Things About
Nomeados para Melhor Jogo de 2018 (Prémio entregue por Liliana Laporte, Diretora Geral da PlayStation Ibéria, Grécia, Mediterrâneo e Balcãs, e Jorge Huguet, Diretor de Marketing da PlayStation Ibéria)
De recordar que estes projetos foram os escolhidos de entre mais de 50 candidaturas, de onde saíram 11 finalistas:
- Redcatpig Studio com KEO
- OX com Capture
- Team Fayo com Fayo
- DarkArts com Under The Rain
- SnakeWhirl com Ink Knight
- Silver Lining com Advanced Override
- Hone Game Studios com Dark Things About
- Lobster Lord Studios com Tin-Heart
- Flying Pan com Keg Wars
- Once a Bird com Outsider
- Mad Shark com Deep Journey