A CeBIT 2017, que abre hoje em Hannover, a QNAP Systems, Inc. vai estar no centro da Internet das Coisas, apresentado a sua solução QIoT conjugada com conceitos de casas inteligentes em termos de vigilância, segurança e aplicações multimédia.
Mas haverá mais novidades das quais se destacam o primeiro NAS com Thunderbolt 3, o QBoat (Servidor QTS IoT), um NAS com suporte para discos óticos, soluções robustas de armazenamento empresarial com eleva disponibilidade e armazenamento de dados via Blu-Ray, etc.
A QNAP aliou-se a empresas como a ABUS, Panasonic, Seagate e WD durante a CeBIT deste ano para demonstrar soluções de armazenamento conjuntas com os seus NAS.
Uma casa inteligente com QIoT Suite Lite e apps multimédia
A QNAP demonstra este ano na CeBIT o potencial de uma integração inteligente dos seus produtos potenciada pela Internet. Por exemplo, o QVR Pro também funciona com os módulos integrados do QIoT Suite Lite, permitindo gravações personalizáveis ativadas por eventos. É possível personalizar a notificações de eventos para dispositivos geridos pelo QIoT Suite Lite – um detetor de incêndio pode enviar um sinal ao QIoT Suite Lite para ativar um alarme de incêndio, por exemplo.
Outra funcionalidade recentemente apresentada pela QNAP é o agente IFTTT (suportado pela nova versão do sistema operativo QTS 4.3) que facilita a automação de fluxo de trabalho para NAS da QNAP através do serviço IFTTT.
AfuBot
A CeBIT marca também a estreia do “AfuBot”, um dispositivo assistente, desenhado a pensar na gestão, entretenimento e comunicação ao vivo de um NAS. Este dispositivo semelhante a um robô permite usar comandos de voz para controlar multimédia em modo de mãos livres e disponibiliza o “AfuTalk”, que possibilita chamadas de voz e vídeo em tempo real entre dispositivos que usem AfuBot, NAS da QNAP, e Android ou iOS.
Baseado no Android 6, o AfuBot é compatível com apps da QNAP para funcionalidades de NAS como gestão básica, entretenimento e mais.
Solução completa de alta produtividade e armazenamento empresarial
Desde armazenamento de dados, gestão, colaboração, a cópias de segurança e arquivo, a QNAP oferece soluções de hardware e software de apoio ao fluxo de trabalho empresarial. Na CeBIT, será demonstrado ao vivo como importar ficheiros com a File Station, editar em colaboração e online com a Notes Station, pesquisar texto integral de ficheiros com o Qsirch, como gerir centralmente contas de correio e contactos com o QmailAgent e o Qcontactz, e a automação de arquivo de ficheiros com o Qfiling.
Os utilizadores poderão também instalar o Findo, um assistente inteligente de pesquisa, numa máquina virtual de Windows® em NAS para pesquisar emails, nuvens pessoais e ficheiros offline
Destaque dos novos produtos
- TVS-1282T3: Este é o primeiro NAS com Thunderbolt™ 3 no mercado, com um processador Intel® 14nm Core™ i5/i7 de sétima geração e quatro portas Thunderbolt 3, que oferece uma solução tripla Thunderbolt/NAS/iSCSI SAN. A QNAP diz que é “uma escolha perfeita para utilizadores de Windows e Mac colaborarem na edição de vídeos 4K, armazenamento e partilha de ficheiros a altas velocidades”. Mais informações aqui
- TS-x53B: Com um processador Intel® 14nm Celeron® J3455 quad-core de 1,5GHz, o TS-x53B inclui uma porta USB Type-C QuickAccess, um OLED com botões de toque, altifalantes integrados, portas de entrada/saída áudio e duas saídas HDMI 4K. Este modelo é também o primeiro na sua classe a contemplar expansão PCIe – uma entrada PCIe para comunicações de rede a 10GbE por segundo, M.2 SSD e uma expansão USB 3.1 de 10Gbps.
- Adaptadores QM2 M.2 SSD/10GbE: São placas PCIe com suporte para baías duplas M.2 SSDs para “caching” e para o arquivo nivelado do Qtier™, e conectividade RJ45 de 10GbE/5GbE/2.5GbE/1GbE/100MbE (as características diferem entre modelos) com NAS compatíveis da QNAP. Usam sensores térmicos através da interface M.2 SSD para monitorização de temperatura em tempo real, e um módulo silencioso de arrefecimento (dissipador de calor e ventoinha inteligente) para manter o desempenho alto e minimizar riscos de sobreaquecimento.
- TS-1685: Um NAS robusto, de classe empresarial Xeon D Super com doze baías de 3,5 polegadas para armazenamento e quatro baías de 2,5 polegadas para SSDs. Seis entradas SATA M.2 de 6Gb/s e a tecnologia QNAP Qtier fornecem “caching” de SSD para velocidade constante. Três entradas PCIe oferecem flexibilidade para trabalho com aplicações exigentes com a instalação de adaptadores de 10/40 GbE, placas gráficas, SSDs PCIe NVMe e placas de expansão USB 3.1. Mais informações aqui.
- TVS-882BR: Com um processador Intel® 14nm Core™ i3/i5/i7 de sétima geração, este NAS é compatível com unidades de disco ótico para uma alternativa à transferência e partilha de dados num NAS. Ao instalar um gravador de discos, é possível também fazer cópias de segurança diretamente para os discos, ganhando assim um outro nível de proteção de dados. Unidades compatíveis incluem discos Blu-Ray e gravadores de discos BDXL/M.
- QBoat: Equipado com processador de rede Intel® AnyWAN™ SoC GRX750, este é um servidor QTS IoT que facilita a ligação e gestão de dispositivos e aplicações IoT – uma solução interessante para aplicações industriais de IoT