Pplware

Android O – Otimizações para a perfeição

Há pouco tempo, a Google surpreendeu e lançou a versão de preview do Android O, sem ter desenvolvido muito as novidades.

A espera acabou e foram agora apresentadas as novidades da nova versão deste sistema operativo.


Após ter apresentado várias novidades dentro do seu ecossistema durante o Google I/O 2017, chegou a altura de falar das novidades no Android O, com base em duas grandes áreas: Fluid experiences e Vitals.

Hoje em dia o nosso smartphone é uma ferramenta que nos permite fazer compras, pesquisar informações, trabalhar, entre outros. Para melhorar a experiência de uso do Android, a Google apresentou o PiP (Picture in Picture). Esta ferramenta permite, por exemplo, sobrepor um vídeo no Youtube em ponto pequeno, permitindo abrir outra aplicação enquanto o video corre, ou ver o calendário enquanto estamos numa videochamada.

Com a chegada do Android O, chega também o Notification dots. Antes, quando tinhamos uma notificação, apenas era possível observá-la na barra de notificações. Agora, com um toque longo no ícone de uma aplicação, podemos ter acesso direto às suas notificações.

Outra das grandes novidades do Android O é a implementação do Autofill no smartphone. Agora, ao iniciar sessão numa aplicação, preencher formulários ou noutras ações, o Android já consegue apresentar automaticamente sugestões de dados a inserir com base no nosso historial.

Com o Smart Text Selection, a seleção de texto está mais inteligente, utilizando o machine learning para identificar e selecionar automaticamente as palavras que estão relacionadas, como nomes, assim como sugere ações personalizadas para certos tipos de conteúdos, como a abertura de uma morada no Maps.

Dentro do Vitals, a Google desenvolveu três áreas: melhoramento de seguranças, otimizações no sistema operativo e ferramentas de desenvolvimento.

Para melhorar a segurança dos utilizadores, a Google apresentou o Google Play Protect que irá monitorizar constantemente as aplicações instaladas a partir da play store.

Nas otimizações de sistema, o Android O é duas vezes mais rápido no arranque, tendo sofrido também uma melhoria na abertura e desempenho das aplicações. Para melhorar a autonomia, vai haver também um maior controlo das aplicações em segundo plano.

Por fim, nas ferramentas de desenvolvimento, a Google lançou o Play Console Dashboards que permite acompanhar o desempenho das aplicações e identificar diversos problemas de desempenho. Além disso foram lançados novos perfis no Android Studio. A partir de agora, o Kotlin será também uma linguagem oficial de programação no Android.

A Beta Release do Android O estará disponível a partir de hoje.

 

Exit mobile version