Foi no passado fim de semana de 26 e 27 de maio que decorreu em Lisboa, no Altice Arena, o Eurogamer Summer Fest, mais uma iniciativa gamer em território luso.
O Pplware foi até lá…
Foi no passado fim de semana de 26 e 27 de maio que a zona da Expo em Lisboa voltou a receber um evento gaming que trouxe milhares de fãs até ao Altice Arena. Refiro-me ao Eurogamer Summer Fest e ao Iberanime LX 2018.
Em dois dias repletos de momentos altos o evento teve um pouco de tudo, desde jogos, demonstrações, vídeos, workshops, experimentações e torneios eSports. O Altice esteve ao rubro durante os dois dias e não só no que respeita a videojogos como também, e como já vem sendo normal nestes eventos, em relação ao anime com centenas de fãs a vestirem-se a rigor e a desfilarem toda a sua paixão e dedicação.
Destaque também para a secção de jogos portugueses onde se destaca Out of Line (ver aqui).
E foi assim que milhares de adeptos gaming e anime de todas as idades fizeram questão de estar presentes no evento para ver, experimentar e… porque não… trazer um pouco da feira para casa. Isto pois, tal como já é normal nestes eventos, o Eurogamer Summer Fest apresentou uma vasta zona de exposições dedicada a merchandising e venda de produtos relacionados.
O recinto da feira prolongou-se desde o pavilhão Altice até aos edifícios adjacentes, estando bastante bem composto. Aliás, na realidade até ficou a impressão de ser algo pequeno para a quantidade de visitantes que foram chegando ao longo dos dois dias.
A vertente gaming teve um grande foco, como não poderia deixar de ser havendo diversos pontos de interesse espalhados pelo pavilhão e infraestruturas adjacentes.
Além de inúmeros expositores com alguns dos mais mediáticos jogos do momento, como por exemplo o recém-chegado Detroit: Become Human, podiam-se ainda experimentar títulos como FIFA 18, PES 2018, Dragon Ball Fighter Z God of War, The Impatient ou Tennis World Tour. Apesar da oferta, fica ainda a ligeira impressão de que poderia haver ainda mais, que mais seria consumido.
Destaque também para o canalizador mais conhecido do Mundo que marcou presença também no Altice Arena, com o seu magnifico Super Mario Odissey que acompanhou a preceito a mais recente consola Nintendo, a Switch.
Nota especial ainda para a presença da Realidade Virtual que apresentou, tanto para PC como para as consolas, alguns títulos bastante interessantes. Um dos pontos de maior interesse neste capítulo referiu-se ao simulador Motion Sphere, onde decorreu o torneio Project Cars 2 e que consistia numa experiência VR passada dentro de uma esfera, no qual o jogador entrava literalmente dentro da corrida a alta velocidade.
Também o HTC Vive se juntou à festa com a jaula do Quick Draw, uma experiência VR na qual o jogador entra no Oeste americano e isto de uma forma totalmente livre, ou seja, sem a prisão de ter um servidor ou um sistema ao qual tenha de estar conectado.
Também com presença reforçada durante o evento estiveram os inevitáveis torneios e competições eSports onde os jogos mais populares fizeram a sua aparição. Estou a referir-me, como é óbvio aos reis do eSports, ou seja, a jogos como CS GO, League of Legends, PES 2018 ou FIFA 18.
Particular nota de realce para Fortnite que se encontra claramente entre os jogos do momento e que também se apresentou no Altice.
Entre outras marcas um particular destaque também para a HP que esteve presente na Feira e criou uma experiência interativa interessante e bastante apreciada pelos visitantes. Basicamente tratava-se da possibilidade de, usando a tecnologia do ecrã verde utilizado no cinema, os visitantes tirarem uma foto “dentro” dos seus jogos favoritos. Os seus computadores gaming OMEN foram um dos pontos em destaque.
E assim foi a Eurogamer Summer Fest. Pode-se dizer que foi um sucesso pelo menos a avaliar pelos milhares de fãs que se deslocaram ao Altice Arena durante os dois dias do fim de semana.