Pplware

4Gamers: A loucura Anime e dos Videojogos continua …

Tal como tivemos oportunidade de verificar no artigo anterior, o evento 4Gamers ficará certamente na memória como um dos mais memoráveis no que respeita a celebrações Anime e Videojogos em Portugal.

O Pplware também esteve lá durante a tarde de sábado e … bem .. vejam por vocês próprios.


Se a manhã de sábado se revelou como uma brutal loucura, no bom sentido é claro, a tarde veio-se a revelar como algo ainda mais fantástico. Milhares de pessoas responderam afirmativamente ao chamamento da 4Gamers e a zona da Expo tornou-se definitivamente, a Capital do Anime e dos Videojogos (pelo menos por um fim de semana). O ambiente estava a ao rubro e o MEO Arena poderia ter o dobro do tamanho que certamente a diferença seria pouco notada.

A abundância de conteúdos, eventos e pontos de interesse é notória havendo sempre algo a acontecer ou algo para ver/fazer.

O espaço está bastante bem organizado e acolhedor e quer se venha ao evento por causa do Anime, quer seja por causa dos videojogos, há abundância de oferta. Todos os principais players do mercado se encontram presentes no evento e existe muito para explorar. Dezenas (centenas??) de visitantes vestiram-se a rigor de acordo com as suas personagens favoritas, dando um colorido e uma intensidade brutal ao evento.

Talvez a única coisa que peque por escasso seja um maior número de consolas e PCs disponíveis para testes, pois os milhares e milhares de visitantes acabam por ser uma magnifica massa de consumidores ansiosos por pegar nos comandos dos seus jogos preferidos.

anterior próxima

Especial atenção ao evento extremamente interessante sobre “Tendências para os Videojogos para 2020”, levada a cabo por Filipe da Costa Luz (professor da Universidade Lusófona), Ivan Barroso (Salão de Jogos) e Tiago Loureiro e que se veio a revelar uma troca de ideias bastante multifacetada e interessante.

A conversa decorreu a um bom ritmo e extremamente interessante no qual vários temas acabaram por ser tocados, tais como, o poder dos media, a dependência regular de novos lançamentos, as grandes corporações de videojogos ou os problemas dos Indies.

A conversa foi avançando de uma forma tranquila e normal e um dos pontos mais importantes focados foi precisamente a problemática das limitações (naturais) que os Estúdios e desenvolvedores independentes se deparam, no que respeita a credibilidade, visibilidade e aceitação junto dos consumidores.

Houve ainda tempo para se falar um pouco sobre a fraca qualidade/criatividade de muitos dos jogos que abundam nas principais lojas digitais para os sistemas mobile e para se fazer a ponte entre essa abundância com a necessidade de maior controlo de qualidade e com a eterna questão de … “pagar gato por lebre”.

anterior próxima

Ainda no decorrer da discussão sobre as tendências e problemas do desenvolvimento de videojogos num futuro próximo e a temática dos estúdios Indie e suas limitações, foram mencionados alguns títulos que merecem a pena ser referidos:

Enquanto decorria a conversa sobre as “Tendências dos Videojogos para 2020” as competições de CS e League of Legends prosseguiam de forma extremamente entusiasmante. Os palcos CS:GO e LOL fervilharam com as meias-finais das respectivas competições e com uma enorme multidão a assistir de forma vibrante ao que se passava em cima dos palcos.

Com direito a transmissão e relato televisivo em directo a multidão encontrava-se ao rubro e a evolução dos combates ia decorrendo a um ritmo bastante frenético. A excitação era tal em redor das competições que o som de aplausos e apupos em determinados momentos, ouvia-se claramente na zona Iberanime.

anterior próxima

Não poderia deixar de mencionar as zonas de experimentação Xbox One e Playstation 4 que chamaram a si particular atenção e se encontravam extraordinariamente bem recheadas de jogadores ávidos de experimentarem os mais recentes (e alguns a caminho) jogos no seu cardápio.

Apesar do limitado número de consolas (neste capitulo a Playstation marcou presença mais forte), foram muitos os jogadores que aproveitaram para experimentar GT Sport, Forza Horizon 3, Injustice 2, WipeOut, Farpoint, FIFA 17 e alguns outros jogos.

De referir a especial atenção dada pelos visitantes à experimentação de Farpoint, próximo titulo lançado para o PS VR. O palco de experimentação, que incluía duas consolas foi uma das rainhas do Stand da Playstation e apresentava filas enormes de jogadores ansiosos por experimentar as sensações de lutar num futuro distante, bem no centro da acção com a ajuda da Realidade Virtual. Pelo que pudemos ver, acreditamos que este FPS venha a ser um sucesso de vendas e será também um forte impulsionador à VR.

anterior próxima

Mais perto do final da tarde, decorreu uma “amena cavaqueira” com alguns dos Youtubers mais badalados do momento. Nesta conversa, com uma assistência bastante numerosa, foram focados alguns pontos de interesse sobre esta actividade mais recente e com tantos adeptos (criadores e espectadores), na qual estiveram presentes Impakt, Schyax, Tadenight, Ymna, Zorlak e Treshtoons.

Esta é uma actividade que cada vez mais vem a fortalecer a sua posição na comunidade gamer nacional (e internacional) e um dos pontos de interesse da conversa foi a forma como os próprios Youtubers, têm muitas vezes de arranjar formas de se libertarem um pouco das hostilidades e insultos digitais.

anterior próxima

A sala retrogaming também não passou despercebida à grande maioria dos visitantes da feira e foram muitos, novos e velhos, que se deliciaram com os mais diversos jogos e plataformas que ao longo dos anos foram fazendo parte desta História tão rica, como já é a dos videojogos.

Quem não sente saudades de Target Renegade, Match Point, Pac-Man, Indiannapolis, … ??

Até as próprias máquinas de jogos que abundavam nos antigos salões de jogos (e que hoje em dia são autênticas peças de museu) não faltaram.

Exit mobile version