Uma das grandes queixas que os utilizadores do Firefox têm vindo a reportar ao longo dos últimos anos é sem dúvida nenhuma o excessivo consumo de memória. Algumas melhorias substanciais têm sido feitas ao longo do tempo, mas a verdade é que o Firefox continua a ser bastante guloso no que toca a esses consumos.
O problema muitas vezes está associado ao próprio browser, mas a verdade é que as extensões que instalamos para o melhorar não ajudam em nada e tornam-se elas também uma fonte de consumo de memória.
Se existe forma de saber de saber os consumos de memória do Firefox ela não é dada de forma detalhada no que toca às extensões. Mas essa informação pode agora ser consultada graças à extensão about:addons-memory.
É curioso que tenhamos de usar uma extensão para saber os consumos de memória de outras extensões, mas o about:addons-memory faz um excelente trabalho no que toca à apresentação da informação.
Através dele podem ver de forma clara quais as extensões que estão a consumir mas memória e ponderar se elas são realmente necessárias ou se, por outro lado, esses consumos não se justificam.
A apresentação dessa informação é feita através de mais uma página de about, e é esta a única forma de acedermos a essa informação. Basta que coloquem na linha de endereço do browser o nome da extensão, about:addons-memory, e é apresentada a informação completa e detalhada sobre os consumos de memória das extensões do Firefox.
O próprio Firefox aparece nesta lista, mas essa memória apresentada não representa a memória real que o browser está a usar. É apresentada a memória do front-end que está a ser usada.
Para cada extensão é apresentada a quantidade de memória que está a ser usada, a percentagem face às restantes extensões e os consumos de memória explícitos.
No final da informação, no final da página, podem aceder à informação global, somada de todos os valores apresentados antes e ver as quantidades totais de memória consumida.
Está disponível um botão quer permite aplicar uma solução temporária para minimizar os consumos de memória.
O about:addons-memory pode ser executado de imediato após a sua instalação, sem que requeira o reiniciar do browser.
Esta extensão vem tornar mais compreensível a informação que o Firefox já nos apresentava com o recurso à página abtou:memory, que para muitos utilizadores pode ser complicada de entender.
Usem o about:addons-memory para determinar quais as extensões que mais memória estão a consumir e a tornar o Firefox mais lento e com menor performance. Com essa informação vão poder decidir quais as que realmente querem manter e quais as que podem simplesmente desinstalar.