Os browsers são a porta para a Internet mas que funcionam também como porteiros… pois sabem muito sobre si. Quantas vezes já visitou um determinado site e reparou que há informação sobre si que não forneceu naquele momento? Pois, a informação é verdadeira e a culpa é do seu browser, pois este sabe muito sobre si! Não acredita?
Além dos marcadores, passwords, entre outros elementos, o seu browser sabe muito mais sobre si. Tal é possível porque o seu browser passa, sem que o utilizador se aperceba, muita informação aos servidores que estão do outro lado.
Mas afinal o que o meu browser sabe sobre mim?
Há muitas formas e informação de perceber o que um qualquer browser sabe sobre si. Mas, para que qualquer utilizador perceba que informações o seu browser passa aos servidores basta que tenha a coragem de carregar aqui.
Já carregou no link? Ok, não se assuste pois isto acontece a todos os utilizadores e em todos os browsers. Vamos por partes!
Localização
O seu browser sabe de onde está a aceder! É verdade que não é a localização exacta, mas dá para ter uma ideia. Para “enganar” o browser da sua localização, o melhor mesmo instalar um webproxy.
Software
Mas o seu browser sabe também qual o seu sistema operativo e a versão do seu browser. Além disso consegue inclusive dizer-lhe quais os plugins usados!
Hardware
Curiosamente o seu browser também conhece a sua máquina e até sabe o nível da bateria e se esta está ou não a carregar.
Connection
Obviamente sabe o IP público da sua máquina e o IP local, assim como quem é o seu ISP.
Social
Para parte social o seu browser também sabe onde tem perfil e até a quais está ligado.
Network Scan
Através do seu browser, algumas páginas maliciosas podem também saber quais os equipamentos que temos na rede local.
What every Browser knows about you é um serviço que permite demonstrar o que o seu browser pode saber sobre si e o e qualquer página web pode aceder sem a sua permissão.
Mas então não há anonimato na web?
Esta informação permite que esse pretenso anonimato que julga haver sobre si na web seja… falso. Tenha presente que não há anonimato se verdadeiramente alguém (justiça por exemplo) o quiser encontrar. Por isso, cuidado com o que diz e faz sob a pretensa capa do anonimato online.
Se ainda não carregou no disponibilizado anteriormente, experimente agora.