A Mozilla lançou há um mês atrás a ultima versão estável do Firefox, com a verão 3.6, mas… não, ainda não é desta que o mais popular e modular browser da actualidade aparece turbinado. Por isso apresentamos há dias aqui a primeira versão desta interessante e útil ferramentas. É a popularidade que lhe traz (ao Firefox) enormes encargos e as últimas versões, embora tenham sido talhadas para trazer mais performance, ainda são lentas em alguns pontos do seu funcionamento.
Torno-me repetitivo mas a verdade é que ainda não vejo resultados satisfatórios no que toca ao arranque do Firefox. É apenas o browser mais lento na abertura, e estão identificados os problemas que causam este atraso. Mas haverá algo que resolva este problema?
Existem algumas manobras que podemos fazer. Está devidamente identificado que o Firefox tem sérios problemas de fragmentação do perfil activo de utilizador. Este perfil quanto mais informação guardar mais o nível de fragmentação se acentua, fazendo com que o Firefox demore substancialmente mais a carregar todos os fragmentos de um todo.
Esta ferramenta ajuda a:
- Turbinar o arranque do Firefox tornando-o até 3 vezes mais rápido!
- Aumentar a disponibilidade de visualização do histórico de navegação
- Melhorar a utilização dos cookies pelo browser
Quando executa esta ferramenta, que não terá qualquer efeito nocivo nos seus favoritos ou nas passwords gravadas, terá a sensação de browser acabado de instalar. Verá um arranque mais rápido e as acções fluem melhor. Experimente!
Esta versão vem corrigir alguns problemas detectados na versão anterior e dar suporte ao Windows 2000.