No mundo dos browsers têm aparecido muitas e boas novidades. As novas versões que têm aparecido têm revelado novidades muito interessantes e que têm deixado os utilizadores animados. Uma dessas funcionalidades que mais tem sido trabalhada e desenvolvida é a capacidade de sincronização dos dados dos utilizadores entre diferentes PC’s e/ou sistemas operativos.
Mas existe um desses browsers que mais se destacou ou dar a capacidade de sincronizar as extensões que estão instaladas através de todo o nosso parque de máquinas e sistemas operativos. Pois agora deixou de ser característica única do Chrome pois existe forma de o fazer no Firefox, graças ao add-on Siphos.
Com este add-on passam a poder sincronizar os add-ons que têm espalhados nos Firefox’s que têm espalhados pelos diferentes PC’s e manter alguma ordem e nessas instalações. Escusam de estar a transcrever os nomes para posterior pesquisa e instalação em vários locais ou a exportar num e importar em vários, sem nunca terem na verdade tudo sincronizado de forma automática.
Basta que instalem o Siphon, criem uma conta e dêem indicação de sincronização. No Firefox onde pretenderem ver os add-ons instalados só têm de instalar também o Siphon e autenticarem-se com a conta criada.
Será apresentada uma lista dos add-ons que estão disponíveis e os que estão já instalados e que não precisam de reinstalar.
Indiquem então aqueles que pretendem ver instalados nesse Firefox e tudo se procederá como numa normal instalação de add-ons.
No final reiniciem o firefox e todos os novos add-ons estão instalados e plenamente funcionais.
Os criadores do Siphon, para além deste maravilhoso add-on, criaram ainda uma API que permite que cada utilizador crie o seu próprio servidor de sincronismo, deixando de estar dependente do serviço por eles prestados.
Apesar de ser um excelente serviço, está ainda em fase beta, pelo que podem ser encontrados alguns bugs ou problemas. Dos testes que realizamos não encontrámos qualquer problema.
De referir ainda que este add-on está disponível para Windows, Linux e Mac e é suportado pelas versões 3.0 a 3.6.* do Firefox.