A Opera é conhecida por criar browsers alternativos que trazem novidades de peso para este campo. Realiza muitas experiências para garantir o melhor e desta vez voltou a acertar.
O Opera Touch é a mais recente proposta para o campo dos sistemas móveis e traz uma ideia em mente: ser usado apenas uma mão.
A ideia da Opera para este novo browser é garantir que este pode ser usado em mobilidade e de forma simples. Ao contrário da maioria das propostas existentes, o Opera Touch consegue ser usado com apenas uma mão, em especial graças ao FAB (fast action button).
O browser que se usa com uma mão
Este botão virtual está no centro de toda a ação e permite aceder a todas as áreas do Opera Touch. Com ele podemos navegar para qualquer separador, para as definições ou, simplesmente, recarregar uma página ou fechar o separador.
A pesquisa é natural no Opera Touch
O foco deste browser está em 3 separadores principais. Nele temos acesso à pesquisa, com a Google a ser a escolha, mas também a poder ser usada com voz ou com um simples código QR.
Temos ainda a integração com o Flow, que é a sincronização com o PC, e onde podemos ver os separadores que passámos para o browser do smartphone.
Por fim temos o histórico de navegação, onde podemos consultar ou aceder a páginas que vimos no passado recente e que podemos querer revisitar.
Flow é a sincronização perfeita do Android com o PC
Algo que o Opera Touch também traz é um mecanismo de sincronização entre o Opera para PC e o Opera do smartphone. Com ele podemos dar continuidade à navegação na Web de forma fluída e sem interrupções. Apenas temos de dar ordem de sincronização.
Este é um mecanismo que a Opera quer alargar nos seus browsers e que consegue competir com a concorrência, só pela sua simplicidade de configuração e, principalmente, de utilização.
O Opera Touch chegou agora e está, para já, apenas disponível para Android. Em breve será alargado ao iOS. O conceito à volta deste browser traz de novo a simplicidade de utilização a um software que tem estado cada vez mais complicado de usar. Tudo volta a ser possível de controlar com apenas 1 mão.