Para além da excelente qualidade do Opera no que toca à usabilidade e consumos de recursos, este browser tem também sempre presente um conjunto interessante de novas funcionalidades e de melhorias.
A mais recente versão para Android traz agora uma novidade que de certeza vai agradar a todos. Passou a existir um novo filtro de alertas de cookies, que passam a ser escondidos e até aprovados automaticamente.
Esta novidade que o Opera para Android agora traz esteve alguns dias em avaliação na versão beta até ter conseguido ser promovido para a versão final. A partir de agora, o Opera para o sistema operativo da Google conta com um filtro de banners de cookies.
Se faz todo o sentido a sua presença nos sites web, para alertar para a presença de cookies, ao abrigo do RGPD, a verdade é que os utilizadores estão fartos de ter de os aprovar para poder navegar e consultar informação.
Assim, a equipa que desenvolve o Opera resolveu tratar deste assunto e passo a esconder estes banners e até a aprová-los pelo utilizador, facilitando todo o processo de acesso a um site web novo.
Basta ativar esta nova funcionalidade e dai em diante nuca mais estes banners vão ser vistos. Se pretenderem, até porque alguns sites não permitem o acesso sem o “Aceitar”, o Opera tem também essa opção presente.
Claro que esta versão não tem só esta novidade e há também melhorias na interface, na forma de controlar o tamanho das fontes utilizadas e até na própria forma como os dados dos utilizadores são geridos e guardados.
Depois de ser testado em mais de 15 mil sites, e recorrendo a uma combinação de CSS e JavaScript, os banners vão desaparecer. Por agora está no Android, mas a Opera espera alargar esta novidade às suas restantes versões. Atualizem o Opera no Android e testem já esta novidade.