Depois do Chrome, o Firefox é o browser que mais atrai os utilizadores do Android. Acompanha os desenvolvimentos da versão desktop numa linha própria e tem as suas próprias novidades.
Estes desenvolvimentos estavam a ser feitos a ritmo certo, mas agora parecem ter parado. Isto apenas porque a Mozilla quer refazer de raiz o Firefox e criar um novo browser para o Android.
Ainda é muito cedo para saber o que a Mozilla está a preparar para o Android, mas é certo que a empresa pretende apresentar um browser totalmente novo e com tudo o que o sistema operativo da Google pode oferecer.
A Mozilla tem novos planos para o Android
Por enquanto, este projeto é ainda uma ideia que começa a tomar forma, sem que se conheçam muitos pormenores. O Fenix, nome dado a este futuro browser, tem já o seu espaço no GitHub, onde a Mozilla espera colocar o código que for criando.
Para desenvolver este novo browser a Mozilla pretende usar os Android Components, que são um conjunto de bibliotecas Android criadas para o desenvolvimento de browsers ou de apps que usem componentes de browser.
A vantagem de usar os Android Components é ter uma plataforma madura e que pode ser usada nos desenvolvimentos dos seus vários browsers para Android. Para além do Firefox para Android, a Mozilla tem também disponível o Firefox Focus, o Firefox Klar e o Firefox Rocket.
O Firefox para Android foi colocado em pausa
O resultado desta futura mudança é o colocar em pausa de todas as futuras novidades do Firefox para Android. A mensagem que anunciou esta pausa nos desenvolvimentos veio de Emily Kager, uma das programadoras do Firefox.
Fennec will stay on Bugzilla but isn’t very actively being worked on right now, but Android Components will the basis of big things on Android in the next year!
— Emily Kager (@EmilyKager) June 23, 2018
Claro que esta pausa vai implicar o fim dos desenvolvimentos de novidades ao Firefox para Android, mas as necessárias correções de segurança vão ser garantidas.
É ainda cedo para saber o que a Mozilla está a preparar e nem existe uma data para a chegada das primeiras versões do “Fenix”, mas este deverá incorporar novas opções de segurança e privacidade, ao mesmo tempo que garantirá o que de mais moderno existe para navegar na Internet.