O Firefox 3.1 agora chamado de Firefox 3.5, continua a sua caminhada até à versão final. Estão prometidas algumas tecnologias como ubiquity, prism, snowl, bespin, entre outras funções ricas em opções. Esta versão é mais um passo nesse sentido.
Com a guerra de browsers ao rubro, a Mozilla afirmou já que a versão final 3.5 será 28 % mais rápida que o Google Chrome em Windows XP e até 16 % em Windows Vista. Tal se deve à ferramenta javascript TraceMonkey desenvolvida pela empresa.
Recentemente foi também veiculada a opção de navegação em privacidade e o multitouch, espera-se em breve que esta ferramenta seja disponibilizada na sua versão final.
Resumo das mais importantes alterações
Nota-se já uma maior limpeza nos recursos anteriormente apresentados, podemos ver então que foram melhorado os seguintes elemento:
- Suporte para os codecs Theora e Vorbis (formatos livre de áudio e vídeo). Com estes codecs deixam de ser necessários plugins do tipo Flash ou Silverlight para embutir no HTML vídeo e áudio.
- Nova ferramenta de JavaScript, o já nosso conhecido TraceMonkey. Esta ferramenta vem aumentar a velocidade de utilização de serviços assentes nesta tecnologia, como o Gmail, por exemplo. Segundo a Mozilla, esta tecnologia potencia um aumento até 40 vezes a velocidade em relação ao Firefox 3.0;
- Private Browsing, a já badalada navegação privada. Função que apaga todos os vestígios de navegação assim que se fecha o browser. Esta ferramenta está ligeiramente menos conseguida do que originalmente apareceu no Internet Explorer 8.
- Novo Botão para abri novo separador (como encontramos no IE). Esta opção (ctrl+T) pode facilitar a abertura de separadores vazios ao lado dos já abertos e carregados.
- Função de arrastar separador para uma nova janela. Esta possibilidade é tudo idêntica à que já existe no Chrome, onde arrastamos um separador para uma janela limpa, aberta de forma individual;
- Novas opções de limpeza dos dados recolhidos na navegação (cookies e histórico);
- Outras pequenas correcções e outros melhoramentos que podem ser vistos no Wiki
A versão final está prevista para o final do ano. Poderá consultar as alterações presentes nesta versão aqui.