Mais um passo que a Mozilla dá rumo à versão final, a tal que se espera leve, segura, compatível e tecnologicamente mais avançada que as suas antecessoras. Assim a Mozilla apresenta um novo Firefox 3.6 beta4. Há algumas novidades, mas acima de tudo estão a polir e a corrigir erros que vão aparecendo nas versões anteriores. Nota-se também uma maior compatibilidade com as mais normais extensões. Então o que há de novo?
O Firefox 3.6 Beta é construído sobre a plataforma de renderização web Mozilla Gecko 1.9.2b4. Este novo motor de renderização está em desenvolvimento há vários meses e contém vários melhoramentos favoráveis tanto a quem programa como para o utilizador comum. Foi também conseguida uma maior resposta e uma maior rapidez por parte do browser, valores mais interessantes que os obtidos na versão anterior.
Além disso ainda foi optimizado para poder correr em pequenos dispositivos com sistemas operativos Windows CE e Maemo.
Quais as novidades sonantes?
- Alterações no modo de utilização de software de terceiros no Firefox para prevenir crashes.
- Alteração na capacidade de correr scripts não sincronizados para diminuir os tempos de load.
- Mais de 140 bugs corrigidos desde a última versão beta aumentando a performance, a estabilidade, a segurança e as funcionalidades do Firefox.
- Esta versão foi disponibilizada em mais de 60 idiomas.
- Pode, conforme já se falou anteriormente alterar a aparência do seu browser com o projecto Personas.
- Firefox 3.6 irá alertar os utilizadores para plugins desactualizados, fazendo uma prevenção pró-activa visando a segurança da navegação e a integridade do browser.
- Os vídeos nativos podem agora ser visualizados em full screen.
- Suporte para formatos fonte WOFF.
- Melhorias na performance do JavaScript melhorando a resposta do browser assim como tempos de arranque.
- Suporte para as novas tecnologias web: CSS, DOM e HTML5.
São algumas das melhorias que o utilizador poderá contar. Além destas melhorias foram inseridas tecnologias que irão desempenhar tarefas até hoje deixadas a ferramentas de terceiros. Poderá ver aqui mais informações relevantes sobre os 140 bugs corrigidos.