Pplware

Modo Turbo do Opera vai bloquear acessos a sites

O Opera tem conseguido um lugar de cada vez maior destaque no mundo dos browsers. Com funcionalidades únicas e que se distinguem da concorrência, garante uma experiência de navegação na Internet única.

Uma dessas funcionalidades é o modo Turbo que garante uma poupança de dados elevada. Mas fala-se agora que a Opera poderá estar a preparar-se para usar este modo para filtrar o acesso a certos sites de conteúdos não autorizados.

O modo Turbo do Opera é muitas vezes usado pelos utilizadores para conseguir contornar os bloqueios que muitas vezes são impostos. É uma forma que contraria a ideia original deste modo, que pretendia ser uma maneira de garantir maiores velocidades e maior rapidez no acesso à Internet, graças à compressão de imagens e de outros elementos.

Mas segundo algumas fontes, a Opera poderá estar a preparar-se para aplicar algumas restrições neste modo, impedindo o acesso a sites de torrents e a outros conteúdos, numa forma de impedir a utilização indevida desta sua funcionalidade.

Este caminho terá sido começado num acordo estabelecido com a entidade reguladora de telecomunicações, a Roskomnadzor, que procuraria desta forma conseguir bloquear a utilização do Turbo de forma generalizada por parte dos utilizadores russos.

A Opera admitiu a possibilidade de criar este tipo de filtros no seu browser, tendo também confirmado as conversações com a Roskomnadzor. No entanto, e do que se sabe, as conversações nunca chegaram a qualquer entendimento.

Mesmo sem qualquer acordo, sabe-se que a Opera poderá em breve implementar esta sua política de bloqueio de sites, trazendo de volta ao modo Turbo a utilização esperada e que foi usada na sua criação. Não se sabe no entanto como e quando ela será aplicada.

Curiosamente, o modo de VPN que a Opera apresentou recentemente, e que permite exactamente a mesma funcionalidade, não foi referido como sendo também alvo deste tipo de bloqueio.

Exit mobile version