Explorar o mundo, tal e qual como ele é, sem sair de casa é hoje algo muito simples. O Google Maps e o Google Earth levam-nos para locais onde precisamos de ir e conhecer as redondezas antes de lá chegarmos e leva-nos também para sítios que estão apenas ao alcance dos nossos desejos.
E se falarmos em recuar no tempo? A Google pegou em mapas antigos que datam de 1587 a 1930 e fez uma sobreposição no globo atual. O resultado é uma incrível viagem pelo passado.
O mundo muda constantemente e, graças à tecnologia, podemos ver essas mudanças a acontecer quase em direto. As imagens de satélite dão-nos um retrato do planeta que pode ser explorado de diferentes formas e em diferentes plataformas. Aquela que mais usamos é talvez o Google Maps e o Google Earth que revelam o planeta de diferentes perspetivas, ainda que se cruzem a certo ponto.
O Google Earth tem disponíveis incluindo o Timelapse que relevam as alterações nalguma região do planeta, assoladas pela agricultura intensiva, pela explicação de algum minério ou pela própria expansão urbana.
No entanto, o serviço da Google explora outras vertentes e sob o globo poderá ver mapas históricos do mundo inteiro ou de cidades específicas de anos tão longínquos quanto 1587 ou 1700.
Estes mapas usados são da coleção de David Rumsey, um colecionador de mapas americano e fundador da David Rumsey Map Collection. É também o presidente da Cartography Associates. Podem ser explorados através do menu Mapas Históricos do Mundo.
O acesso aos mapas é gratuito e pode ser feito tanto no smartphone quanto no browser.