Pplware

Google Assistant passará a residir no Chrome para dispositivos Android

Será durante a Google I/O 2019, evento com início a 7 de maio, que ficaremos a conhecer as novidades da tecnológica norte-americana. Entre o leque de apresentações poderá estar o Google Assistant, já no browser Google Chrome para dispositivos móveis Android, entre outras surpresas.

Esta possível implementação surge com o intuito de gradualmente unificar todos os principais serviços da empresa num só local. Assim, teremos a integração da assistente virtual no browser para dispositivos móveis.


Já de acordo com o relato da 9to5Google, esta será uma das grandes novidades da keynote ou apresentação inaugural. A publicação aponta que esta integração está a ser planeada internamente pela empresa, tendo uma fuga de informação apontado nesse sentido. Mais concretamente, uma listagem de código no Chromium.

Uma das novidades reservadas para a Google I/O 2019

Ainda assim, a fonte supracitada refere que, entretanto, a empresa já removeu este trecho exato de código, não  sem que antes fossem guardadas provas da sua existência. Ao que tudo indica, a listagem foi feita ontem (31) e, assim que se aperceberam do sucedido, os responsáveis acabariam por remover esse mesmo trecho.

Importa referir que o código em questão serviria de base para uma demonstração de todo o sistema. Isto é, para mostrar ao público como será a integração da Google Assistant dentro do Google Chrome para dispositivos Android. Assim, não estamos a falar do produto acabado, mas sim da sua demonstração.

Contudo, o simples facto de a empresa estar a preparar a sua apresentação é sinal que está a trabalhar neste projeto. Isto é, foi descoberto o código que estava a ser construído para apresentar uma nova função para os dispositivos Android. Algo que pode vir a ser uma das novidades da próxima versão do sistema, o Android Q.

A Google Assistant integrada no Google Chrome para Android

Ainda que as suas aplicações práticas sejam múltiplas, precisamos de ver alguns exemplos. Por conseguinte, poderemos ver a Google Assistant e inteirar-se dos nossos planos de viagem. Em seguida, com base nesse conhecimento, a assistente apresentará cartões de recomendação dentro do navegador Google Chrome.

O exemplo citado no trecho de código prende-se com um serviço de aluguer de viaturas, entendo assim relacionado com o exemplo da viagem. Ainda de acordo com a mesma fonte, as sugestões são destinadas aos dispositivos Android, sendo veiculadas pelo browser em questão.

Não sabemos como será feita esta integração, porém, acreditamos que a tecnológica estará a encetar parcerias com algumas empresas e respetivos websites. Assim, ao longo de uma viagem, ou noutras situações, a Google Assistant poderá apresentar sugestões baseadas nos serviços de que pudéssemos precisar a certo ponto.

A integração entre os vários serviços

Para tal, utilizará websites e publicações certificadas pela empresa. Ora, este é outro ponto que carece de explicação oficial. Até ao momento subsiste uma teoria em que certas páginas despertariam a Assistant, levando-a a descarregar as informações necessárias para, por exemplo, fazer uma reserva no Booking.

Já na eventualidade de acatarmos a sugestão da Google Assistant no nosso Android, grande parte dos dados necessários à reserva seriam preenchidos automaticamente. Por outras palavras, teríamos uma sugestão feita pela assistente com base na nossa situação ou localização atual.

Em seguida, esta mesma assistente poderia ajudar-nos a preencher os formulários ou a contratar os serviços necessários. Tudo isto, claro, através do nosso dispositivo móvel Android com o pagamento a ser mediado pelos cartões guardados no Chrome. Para tal, a assistente será importante para recolher e agregar os dados.

Para saber onde estamos, o que fazemos e do que poderemos necessitar. Trata-se de uma premissa ousada e que poderá não agradar a todos os utilizadores. Sobretudo se tivermos em consideração o grande volume de informação pessoal envolvida. Ainda assim, será uma nova forma de tirarmos proveito de toda a Google.

Em síntese, da próxima vez que estiver perto de um cinema, através do Google Chrome no seu Android poderá comprar os bilhetes de forma ainda mais simples e intuitiva (resta saber se também em português de Portugal). Tudo graças às sugestões e auxílio na execução e preenchimento dos dados pela Google Assistant.

Qual é a sua opinião sobre esta possibilidade?
Exit mobile version