Não sei se já reparou, mas no Google Chrome e mesmo no Opera 10, o utilizador nunca obtém uma página em branco quando solicita a abertura de um novo separador.
O Google Chrome apresenta uma grelha de miniaturas dos sites mais visitados e mostra ainda uma pesquisa e uma lista de sites recentemente fechados. Esta forma de maximizar os recursos do browser, além de poupar tempo, permite ao utilizador acessos mais rápidos aos sites normalmente visitados.
No Opera existe também uma função de aproveitamento de recursos, o Speed Dial, embora ligeiramente diferente. No entanto, este recurso do Opera difere na quantidade de funções apresentadas, apresentando apenas sites favoritos e pouco mais.
Para o Firefox actual, até ao 3.0, podemos acrescentar um add-on, o novo Tab JumpStart. Na sua essência, este add-on clona as novas funcionalidades dos separadores do Google Chrome, oferecendo também aos utilizadores do Firefox essa nova função.
Poderá então ter acesso, sempre que abre um novo separador, aos sites mais visitados, a uma caixa de pesquisa, às mais recentes entradas nos seus Favoritos e aos últimos separadores fechados.
Mas o add-on não se fica por aqui, além destas funcionalidades, pode ainda mudar um pouco a aparência da janela: por exemplo, pode aumentar o número de miniaturas de sites mostrados (de 3×3 para 10×7), o que permite um máximo de 70 miniaturas dos sites mais visitados.
Como inicialmente referi, este add-on não é totalmente compatível com o Firefox 3.5. Mesmo que force a compatibilidade haverá sempre alguns erros e problemas de visualização nos favoritos e nos separadores fechados. Julgo também que esta funcionalidade deverá ser incluída nativamente pela Mozilla ao novo Firefox, tanto pela sua utilidade como pela novidade.