Confesso que sou apreciador do efeito glass do Windows Vista. Claro não é de todo uma utilidade, se bem que prezo o efeito visual para beneficio do trabalho. Um browser versátil como é o Firefox ainda por cima com um roupagem Windows Vista, a mim agrada-me.
A ideia, retirada do MozillaZine, é transformar o Firefox opaco, pouco integrado, num programa mais moderno, mais Windows Vista.
Depois de descarregar daqui a nova versão do Firefox 3.0 verá que o aspecto do mesmo, embora mais “fresco”, continua muito opaco, muito espesso em termos de efeitos visuais.
A ideia será tornar o Firefox 3.0 num navegador que suporte o Aero Glass, que comece a ter um toque de Windows Vista.
Para isso temos de recorrer a várias ferramentas:
A primeira é o Microsoft Visual C++ 2008 Redistributable Package esta ferramenta é necessária para instalar as bibliotecas C++ que constituem a formação da seguinte extensão. E por falar em extensão vamos então recolher daqui o Glasser, esta extensão irá dar aquele toque transparente ao Firefox.
Depois de recolhida, deverá largar a extensão dentro da janela dos Extras do Firefox: Ferramentas > Extras > Extensões
É exactamente neste local que deverá descarregar o .xpi.
Imediatamente será requisitada a instalação, aceite como fidedigno o Peopleware e descarregue para o navegador a integrar. Agora e depois de reiniciado, o browser mostrará um aspecto mais AERO GLASS, conhecido efeito partilhado também pelo Internet Explorer 7.
Agora vamos retirar a barra de menus, simplesmente descarregue o Hide Menu, uma extensão para o Firefox que esconde a barra de menus, dando um aspecto mais limpo ao browser (para os ver novamente basta carregar na tecla Alt).
Bom, agora é só ver o resultado final, o meu ficou “elegantérrimo” 😉
Resumos de downloads: