Ao seu ritmo bem definido, a Mozilla tem trazido as novas versões do Firefox com muitas novidades. Depois de vermos chegar muitas novas funcionalidades a este browser, chegar agora uma nova versão, plena de novidades.
O Firefox 66 chegou e dá continuidade à lista de melhorias que temos visto surgir. Com esta nova versão vamos finalmente ter controlo sobre a reprodução de vídeos automaticamente.
Foi há poucas horas que a Mozilla lanou a mais recente versão do seu browser. O Firefox 66 reune um conjunto interessante de novidades, que se focam no utilizador e na forma como este navega na Internet.
Os vídeos deixaram de ser automáticos no Firefox
A primeira, e mais importante novidade, é o fim da reprodução automática dos vídeos nos sites que visitamos. Com o Firefox 66 estes passam a estar bloqueados e apenas com a autorização dos utilizadores estes são lançados.
Claro que os principais sites de vídeos estão autorizados a passar os vídeos, mas consegue-se assim que muita da publicidade e vídeos que os utilizadores não querem ver sejam mostrados de forma automática. Tudo é controlado no separador, de forma isolada por site.
A Mozilla tornou a pesquisa mais alargada neste browser
Outra novidade está na pesquisa que pode ser feita nos sites. Esta passa a ser transversal nos separadores abertos, tanto no locais como nos que estejam sincronizados noutros dispositivos. Também a pesquisa no modo anónimo ganhou melhorias, deixando de ser registadas e a serem feitas de modo anónimo.
Mas a Mozilla foi mais longe e agora o Firefox passou a ter uma apresentação de conteúdos mais fluída. Acabaram os saltos nas páginas quando imagens ou anúncios são carregados de forma mais lenta. O browser passa a memorizar a posição na página e esses elementos não interferem.
Chegou ainda mais segurança a este browser
Para aumentar ainda mais a segurança, o Firefox 66 passou a contar com suporte para Windows Hello graças à Web Authentication. Nas próximas versões do Windows 10 vai ser possível autenticar nos sites com recurso à impressão digital, reconhecimento facial, PIN ou chave de segurança.
Se muitas destas funcionalidades já as encontrávamos no Chrome, temos agora acesso a elas no Firefox, de forma direta e integrada. Se usa o Firefox, deve procurar já esta atualização e instalá-la para que possa tirar partido de todas estas novidades.