A próxima grande atualização para o navegador ou browser Firefox para dispositivos móveis Android incluirá uma poderosa ferramenta. Tal como no Google Chrome, a reprodução automática de vídeo ou áudio no browser será silenciada.
Até ao momento, a reprodução de conteúdos multimédia começava imediatamente, algo que pode revelar-se uma distração ou, simplesmente, um incómodo para o utilizador final.
Agora, através do seu blog oficial, a Mozilla fez saber que a partir do Firefox 66, inicialmente para Android, isto mudará. Todo o vídeo com som cuja reprodução comece automaticamente será bloqueado pelo navegador.
O Firefox 66 da Mozila vai diminuir as distrações no seu Android
A medida pretende evitar a reprodução espontânea de som intrusivo, distrativo ou simplesmente demasiado alto. Com a chegada da versão Firefox 66, tal como a própria Mozilla o coloca, isto chegará ao fim.
Trata-se de uma característica também presente no Google Chrome, bem como em outros navegadores alternativos. Agora, a equipa da Mozilla está a trabalhar para entregar, numa primeira fase, aos desenvolvedores, um novo HTMLMediaElement API.
Este API permitirá contornar o bloqueio do browser, tendo os desenvolvedores que ajudar o volume de reprodução para que este não seja demasiado elevado, bem como outros parâmetros.
Ainda assim, a sua reprodução só começará quando o utilizador final der a sua permissão, ao clicar num botão apresentado. Desta forma, a Mozilla apresenta uma solução para os desenvolvedores, salvaguardando sempre os interesses do utilizador final.
Esta solução também está presente no Google Chrome
Mais uma vez, trata-se de uma implementação similar à que assistimos no Google Chrome, um dos principais rivais e alternativas ao Firefox. Com vários parâmetros a poderem ser ajustados pelos desenvolvedores, mas a última palavra (na reprodução ou não de conteúdos), a caber ao utilizador.
Por fim, estas medidas começará a chegar aos utilizadores a partir do dia 19 de março de 2019. Aí, comerá a distribuição geral do Firefox 66 para dispositivos móveis Android.
Posteriormente, estas mesmas ferramentas chegarão à versão para computadores (desktop) do Firefox. Em ambos os casos, o conteúdo poderá continuar a ser reproduzido automaticamente, se o utilizador assim o desejar e podendo mudar esta predefinição a qualquer momento.
E você, utiliza o Firefox, o Google Chrome ou outro navegador no seu Android?