Pplware

Firefox 60: Chegou o início do fim das passwords no browser da Mozilla

O browser da Mozilla, o Firefox, tem sido uma das maiores surpresas no campo da navegação na Internet. Depois de alguns anos com problemas e com comportamentos menos atraentes, tem crescido com qualidade e tem mesmo dado passos certos para ser o melhor da atualidade.

A versão 60 do Firefox chegou agora e traz muitas novidades. A maior delas é mesmo a integração da Web Authentication API, o primeiro passo para o fim das passwords no browser da Mozilla.


Existem muitas novidades na nova versão do Firefox. Estão repartidas por várias áreas, desde a simples interface de utilização até à forma como visualizamos as páginas que a Internet aloja.

Das muitas novas funcionalidades do Firefox 60 destaca-se a WebAuthn. Com esta nova API passa a ser possível usar chaves de autenticação, como a Yubikey, em sites e serviços, eliminando a necessidade de passwords para autenticação.

Apesar de ser uma mudança radical na forma como os utilizadores se autenticam e como gerem as suas palavras passe, o WebAuthn está ainda numa fase inicial e o Firefox é, por agora, o único browser a suportar este novo standard.

Mas há muito mais dentro do novo Firefox 60. Outra novidade de peso é a chegada do Quantum CSS, que vem melhorar e acelerar a forma como as páginas web são apresentadas. Este novo motor de CSS é, segundo a Mozilla, mais rápido que qualquer outro e isso tem vantagens para aos utilizadores na hora de apresentar as páginas web.

Também o novo separador está diferente. Aqui podemos encontrar as propostas da Mozilla e um resumo das nossas navegações. Passa a contar com mais propostas e com mais informação.

No campo das empresas o Firefox 60 traz também novidades. Com esta versão passa a existir uma versão Enterprise, que pode ser gerida de forma centralizada, via Group Policy no Windows ou manualmente com um simples ficheiro JSON.

Fica ao cargo de cada empresa e dos seus gestores de IT decidir se querem usar a versão Rapid Release (RR), que recebe as novidades e correções ao mesmo ritmo da versão geral, ou a versão Extended Support Release (ESR), que é gerida de forma mais controlada e a um ritmo mais lento.

O Firefox para o Android foi também atualizado, estando agora também na versão 60. As novidades aqui são bem menores, mas ainda assim de peso. Destaca-se a chegada do motor Stylo CSS, dedicado a aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Por fim temos ainda a possibilidade de ver o código fonte de qualquer página diretamente a partir do menu do browser. Passa agora a estar presente a opção View Page Source.

Esta nova versão, em todas as suas plataformas, está já disponível. Só precisam de procurar a atualização no browser. Se pretenderem instalar esta nova versão podem fazê-lo para Windows, macOS, Linux ou Android.

Exit mobile version