Pplware

Firefox 3.6 Alpha 1

São sempre grandes as expectativas quando está em causa um novo browser. Há quem apelide os browsers como a porta para a maior invenção dos tempos modernos, a Internet. Certamente ainda se lembra do Mosaic.

A novidade que a Mozilla desenvolve, para um futuro próximo, é o Firefox 4.0. Contudo, a Mozilla está já a pensar num plano de desenvolvimento futurista e desenvolve tecnologias para a versão 3.6 do seu Browser.


A versão 4.0 alvo de desenvolvimento actual, está a atingir já alguma forma, algum sentido prático. Há algumas novidades, como já mostramos. Novidades ligadas ao interface… e à optimização do próprio browser.

Firefox 3.6 Namoroka Esta versão foi já confirmada e se bem se lembram, mostramos aqui a primeira versão do Firefox Namoroka. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010.

Contudo, um dos factores de preocupação actual dos browsers é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo.

O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.

Personas Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas.


Será certo que os programadores da Mozilla não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe aspectos do interface, baseando-o na história de navegação do utilizador e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo do separador da Mozilla labs.


Ubiquity Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar separadores aumentando a interacção com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity.


Prism Outra nova funcionalidade aclamada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism.


A Mozilla no lançamento da sua versão 3.5, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser, pese o facto de terem já sido lançados dois updates de segurança.

Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.6 onde o plano de desenvolvimento será obrigatoriamente muito mais ambicioso.

Veja aqui mais sobre esta versão que é entregue apenas em inglês.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [7.77MB] Download [mac]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [17.35MB] Download [linux]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [9.55MB] Homepage: Firefox Namoroka

Exit mobile version