Pplware

Firebug 1.5 – Esmiúce tudo o que vê na web

Plugins para o Firefox existem aos milhares. Uns mais úteis, outros nem tanto. 10 989 foi a contagem que o site da Mozilla me devolveu.

Praticamente não existe nada que não esteja sobre a forma de um plugin. E é esta maravilha que diferencia o Firefox dos demais browsers. Mas sim, eu sei que os outros também suportam e alguns mesmo de uma forma mais interessante.

Mas o plugin que volto a falar hoje é um dos que mais utilizo e como ferramenta de trabalho. Chama-se Firebug, essa peça de apoio muito útil a quem desenvolve websites . Potencialidades? Enormes. Utilidade? Imensa.

Desde ver como uma página é construída até ter acesso ao javascript que corre na mesma página, tudo é possível. Querem ver como é o CSS que faz aquela coisa esquisita na pagina? Simples, usem o Firebug.

Querem alterar o código html ou o CSS? Isso é ainda mais simples: basta alterar directamente no Firebug para que a magia aconteça diante dos vossos olhos. Bem mais simples que editar o ficheiro, procurar a linha e alterar.

As principais características do Firebug são as seguintes:

Reforço o que disse no início: é uma ferramenta que todos os que desenvolvem páginas web deviam testar e utilizar pois permite ter um controlo muito grande sobre html, css e javascript. Permite também efectuar e testar alterações em tempo real.

E agora a parte melhor, querem usar o Firebug no Opera, no Safari, no IE ou no Chrome? Simples: leiam isto e ficam a saber como o fazer.

Podem ver aqui as alterações implementadas nesta versão final.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: Firebug 1.5 Final [1.03MB] Homepage: Firebug

Exit mobile version