Pplware

Extensões do Firefox não funcionam? A culpa é da Mozilla mas correção chega em breve

Como complemento ao seu browser, a Mozilla tem disponíveis milhares de extensões com os mais variados propósitos. Estas trazem novas funções, muitas vezes longe daquilo que se espera de um browser.

Dada a sua importância, foi estranha a situação que começou a acontecer no final da passada sexta feira. Desde essa altura os utilizadores do Firefox deixaram de poder usar estas extensões, tudo por culpa da Mozilla.


Este acontecimento não é normal acontecer num browser com a dimensão do Firefox. Mas, a verdade é que desde o final da semana que passou que os utilizadores se têm queixado de problemas graves nas extensões deste browser.

Os sintomas são simples de ver e assentam todos no erro de execução das extensões, que depois alertam para uma falha de segurança. Para proteger o utilizador o Firefox acaba por desabilitar estas extensões, não deixando que estas possam ser usadas ou instaladas de novo.

Como é normal, as queixas cresceram os locais habituais e rapidamente foi identificado pela Mozilla. O problema, segundo a própria empresa, está num certificado que expirou e que era usado para assinar estas extensões do seu browser. Até ser reposto o problema estará presente.

As equipas da Mozilla trabalharam rapidamente para resolver este problema e aparentemente uma solução foi encontrada. Esta irá permitir que as extensões do Firefox voltem a ser reconhecidas e que possam ser novamente ativadas.

https://twitter.com/firefox/status/1124527050490933248

O problema, por agora, está na forma como esta atualização foi lançada. Por agora apenas está em testes nas versões de avaliação, sendo depois alargada às restantes versões finais. Não existe por agora uma data prevista para a solução ser global.

Neste problema volta a estar patente a dependência que estes softwares têm das componentes de segurança. Estas precisam estar a funcionar perfeitamente, sob pena de trazer problemas bem graves para os utilizadores.

Exit mobile version