Pplware

Dica: Como descarregar PDFs em vez de os abrir no Chrome

A Google tem preparado o Chrome para estar adaptado aos utilizadores. Muniu-o de ferramentas que substituem as que estão em qualquer PC e que muitos consideram essenciais no dia a dia.

Uma delas é decerto a capacidade de ler ficheiros PDF sem qualquer aplicação extra. Basta carregar o link do ficheiro e ele é aberto na sua totalidade. Mas, e quem não quer usar esta funcionalidade? Bom, para esses só resta seguir este guia.


Ler um ficheiro PDF na Internet obrigava a que este fosse descarregado e que depois fosse aberto numa aplicação específica. Com os browsers mais recentes esta necessidade mudou e agora estes abrem estes ficheiros.

Como mudar o comportamento do Chrome

Como nem todos querem usar esta capacidade natural do Chrome, a Google deixou presente uma simples opção. Basta alterar esta opção para os ficheiros PDF sejam descarregados. Acedam por isso às Definições do Chrome e preparam-se para avançar.

Na zona das opções Avançadas, que devem abrir, encontram mais um leque de controlo de funcionalidades. A que procuram, Definições de sites, está logo no início, na área Privacidade e segurança.

O browser passa a descarregar os ficheiros PDF

Dentro desta zona encontram as diferentes definições gerais para acesso aos sites da Internet. Devem encontrar a opção Documentos PDF e aceder-lhe.

Aqui dentro vão encontrar uma única opção. É esta que controla se os ficheiros PDF são abertos diretamente no Chrome ou se vão ficar alojados na pasta de descargas, depois de serem descarregados da Internet.

Só precisam por isso de alterar a opção presente. assim, devem ativar o interruptor e passar a ter selecionada a opção Transferir ficheiros PDF em vez de os abrir automaticamente no Chrome.

De imediato esta opção fica ativa e pronta a ser usada. Assim, e como definido, os ficheiros PDF passar a ser descarregados em vez de serem abertos no Chrome.

Esta é mais uma prova da modularidade do browser da Google e do que oferece aos utilizadores. Com uma simples opção decerto mudam completamente o comportamento deste browser e adaptam no ao que o utilizador necessita.

Exit mobile version