Com bastante frequência temos apresentado dicas de como melhorar o vosso browser favorito (de alguns de vós pelo menos). Como estas dicas têm ficado espalhadas pelo Peoplware resolvemos agrupar algumas das mais interessantes e disponibiliza-las num artigo para que, por um lado, quem não as leu posso tomar conhecimento delas e, por outro lado, para quem já as leu possa relembrar e activar alguma que tenha ficado esquecida.
O Firefox é um excelente browser quando sai da “caixa” e o começamos a utilizar. No entanto existem algumas alterações que o podem tornar numa ferramenta ainda melhor.
O que vos propomos não é nada de extraordinário, mas pode ajudar a melhorar a vossa navegação pela Internet. São 15 passos simples de executar e que podem facilitar-vos a vida. Para alguns de vós não será novidade e até já devem ter essas opções activadas, mas para os outros pode ser a descoberta da galinha dos ovos de ouro. Testem sem medo que não vos vai fazer mal!
Eis então as dicas maravilha:
1- Mais espaço de ecrã. Torne os seus ícones menores. Vá a View – Toolbars – Customize e active a caixa “Use small icons”.
2- Smart keywords. Se existe uma pesquisa que utilizem com frequência (por exemplo na pesquisa do google), esta dica é fenomenal e não existe muita gente a usar! Cliquem com o botão direito do rato na caixa de pesquisa [dentro da página do google] e seleccionem “Add a Keyword for this search”, atribuam-lhe um nome sugestivo, de fácil lembrança e de fácil utilização (por exemplo “google”) e gravem. Agora, sempre que queiram pesquisar o nome de um actor, basta acederem à barra de endereço do Firefox, escrevam “google” e completem com pesquisa que procuram [seria, por exemplo “google pplware”]. Pesquisa instantânea! E podem fazer isto em qualquer caixa de pesquisa.
3- Atalhos de teclados. Por estarem habituados a utilizar o rato, esta dica pode demorar um pouco a entrar na vossa rotina, mas depois de a começarem a usar não vão querer outra coisa. E vai-vos facilitar a navegação pelas páginas. Eis alguns atalhos mais comuns:
- Espaço (descer uma página) Shift-Espaço (subir uma página)
- Ctrl+F (pesquisar)
- Alt-N (pesquisar seguinte)
- Ctrl+D (criar bookmark da página actual)
- Ctrl+T (nova tab)
- Ctrl+K (aceder à caixa de pesquisa)
- Ctrl+L (aceder à caixa de endereço)
- Ctrl+= (aumentar o tamanho do texto das páginas)
- Ctrl+- (diminuir o tamanho do texto das páginas)
- Ctrl-W (fechar tab)
- F5 (reload)
- Alt-Home (aceder à home page)
4- Auto-complete. Este é outro atalho de teclado, mas por não ser muito conhecido ficou num ponto à parte. Acedam à barra de endereço (Control-L) e escrevam o nome do site onde pretendem ir, mas sem o “www” ou o “.com”. Por exemplo, “pplware”. Depois, carreguem em Control-Enter, e o Firefox preenche automaticamente o “www” e o “.com” e transporta-vos para o endereço “www.pplware.com”. Parece magia mas não é, garanto-vos! Para o .net carreguem em Shift-Enter e para os endereços .org carreguem em Control-Shift-Enter.
5- Navegação nas tabs. Em vez de usarem o rato para navegar entre as diferentes tabs que têm abertas, podem usar o teclado para vos facilitar essa tarefa. E os atalhos são:
- Ctrl+Tab (seguir para a tab seguinte)
- Ctrl+Shft+Tab (seguir para a tab anterior)
- Ctrl+1-9 (escolher um numero para aceder à tab correspondente)
6- Atalhos do rato. Como não queremos que abandonem de vez a utilização do rato , aqui ficam umas dicas relacionadas. São simples e não requerem habituação:
- Botão do meio num link (abre uma nova tab com esse link)
- Shift-scroll baixo (página anterior)
- Shift-scroll cima (página seguinte)
- Ctrl-scroll cima (diminui o tamanho do texto)
- Ctrl-scroll baixo (aumenta o tamanho do texto)
- Botão do meio numa tab (fecha a tab)
7- Apague itens de histórico da barra de endereço. O Firefox tem uma particularidade muito interessante de mostrar na barra de endereço o histórico dos sites onde acedeu. Por vezes essa característica não é bem vinda, pelas mais variadas razões (e que não nos interessa!). Para remover esses endereços, acedam à barra de endereço (Ctrl-L), comecem a escrever um endereço e na caixa de aparecer desçam até ao endereço que pretendem apagar e carreguem em Delete para que ele desapareça.
8- Use o chrome. Se querem realmente adaptar o Firefox a vocês é aqui que devem investir. Criem um ficheiro UserChrome.css e costumizem o vosso browser. Não é trivial, mas podem ter uma (muito) boa ajuda com este tutorial.
9- Crie um ficheiro user.js . Outro modo de costumizar o Firefox é através da utilização de um ficheiro user.js. Necessitarão de criar ficheiro de texto com o nome user.js in no vosso directório de profile (vejam aqui como podem descobrir onde fica o vosso profile) e vejam este exemplo de um ficheiro user.js que podem modificar à vossa vontade.Este exemplo foi criado pelo site techlifeweb.com, e através dos comentários existentes em cada entrada explica o que cada item faz.
10- about:config. Esta é sem duvida nenhuma a zona core do Firefox. É aqui que se realizam as alterações de fundo! Mexam apenas se souberem o que estão a fazer! Podem aceder a esta zona de configuração escrevendo about:config na barra de endereço. Vejam página da Mozillazine referente a about:config para dicas e imagens. 11- Adicione uma atalho de teclado a um bookmark. Acedam aos vossos bookmarks mais fácil e rapidamente através da atribuição de atalhos. Para isso, cliquem com o botão direito do rato em cima de um bookmark e seleccionem “Properties”. Atribuam a combinação de teclas desejada no campo “keyword”, gravem e agora podem começar a usar essa combinação de teclas para aceder ao vosso bookmark.
12- Aumente a velocidade do Firefox. Se tiverem Banda larga e a quiserem usar para acelerar o vosso Firefox podem usar uma alteração para que o carregar de uma página seja feito em modo “paralelo”, ou seja, em vez de carregarem elemento a elemento numa página podem carregar vários de uma vez. O Firefox, por omissão vem configurado para ligações dialup (mais lentas). Eis como:
- Escrevam “about:config” na barra de endereço e carreguem em Enter. Escrevam “network.http” no campo de filtro e alterem os seguintes parâmetros (duplo click para os alterarem):
- Alterem “network.http.pipelining” para “true”
- Alterem “network.http.proxy.pipelining” para “true”
- Alterem “network.http.pipelining.maxrequests” para um numero à vossa escolha. Por exemplo, 30. Este valor define que serão feitos 30 pedidos em simultâneo.
- E ainda, carreguem com o botão do lado direito do rato em qualquer lado e seleccionem New-> Integer. Chamem-le “nglayout.initialpaint.delay” e definam o valor com “0″. Este valor define o tempo que o browser espera antes de começar a processar os dados que recebeu.
13- Limite o uso de RAM. Se o seu Firefox está a consumir demasiada memória do seu computador pode limitar o uso de RAM para o valor que quiser. Uma vez mais, aceda a about:config, filtre pro “browser.cache” e seleccione “browser.cache.disk.capacity”. Deverá estar definido para para o valor 50000, mas pode diminui-lo, dependendo da memória que tiver. Testem 15000 se tiver entre 512MB e 1GB de RAM.
14- Reduza o uso de RAM quando o Firefox está minimizado. Esta alteração irá “mover” o Firefox para o seu disco quando o minimizar, ocupando por isso menos memória.Novamente, aceda a about:config, botão direito do rato onde quiser e seleccione New-> Boolean. Atribua-lhe o nome “config.trim_on_minimize” e defina o valor como TRUE. Terá de fazer um restart ao Firefox para que esta alteração fique activa.
15- Mova ou remova o botão de fechar tab. Para evitar situações em que acidentalmente seja fechada uma tab pode mover ou remover o botão de fechar tab . Novamente about:config. Altere as definições de “browser.tabs.closeButtons”. Os valores possíveis são:
- 0: Mostra o botão de fechar tab apenas na tab activa
- 1:(Default) Mostra o botão de fechar tab em todas as tabs
- 2: Não mostra o botão de fechar tab
- 3: Mostra o botão de fechar tab no final da barra de tabs (comportamento que o Firefox 1.x tinha)
Eis que chegamos ao fim! Espero que seja do vosso agrado e que testem as dicas apresentadas! Usem o vosso Firefox na máxima força e no máximo das potencialidades.
Aproveitamos para prometer que para breve iremos apresentar mais um conjunto de dicas para o Firefox que vos vão deixar de boca aberta!! Mas tudo a seu tempo! Esperem e aproveitem este artigo.
Digam de vossa justiça e caso saibam de mais algumas não hesitem em partilhar com o resto dos leitores.