Todos os que têm dispositivos móveis da Apple sabem da especificidade dos formatos de vídeo que estes suportam. Por essa razão temos de recorrer quase sempre à conversão dos vídeos para esses formatos, através da utilização de ferramentas específicas.
O HandBrake é uma das alternativas mais viáveis e mais utilizadas por todos vós. Para além da aplicação em si, com uma interface muito interessante e capaz, existem uma outra versão (CLI), assente apenas em linha de comando e que permite executarem as mesmas funções.
Mas e quem quer usar a CLI e ainda assim ter uma interface mínima para saber o que está a realizar? Para esses existe o ZeroTV.
O ZeroTV é provavelmente a versão mais simplista de uma interface gráfica que vão encontrar para a versão CLI do HandBrake.
Com ele vão conseguir converter os vosso vídeos para um formato que os iDevices consigam ler, sem que tenham de estar a passar por interfaces gráficas complicadas. Basta que arrastem para a interface do ZeroTV os vídeos pretendidos e este tratará de os converter.
Vão ainda poder executar algumas acções muito específicas sobre esses vídeos, tais como eliminar os originais, integrá-los directamente no iTunes ou exportar os vídeos convertidos para fora da vossa máquina.
Esta aplicação, apesar de minimalista, consegue tratar de gerir a sua fila de conversões, para que não tenham de estar a arrastar para a sua interface os vídeos pretendidos, um a um.
Podem acompanhar o estado da conversão do vídeo actual directamente na interface do ZeroTV pois este mostra uma barra de progressão com o estado. É ainda apresentado aí o tempo estimado em falta e a percentagem de execução.
A escolha do formato do vídeo e da sua definição está associada sempre ao dispositivo onde este vai ser reproduzido. Por isso devem escolher qual o iDevice a que esse vídeo se destina. Esta, e outras, escolha é feita na zona de configurações do ZeroTV.
Podem ainda definir se pretendem que o vosso vídeo seja enviado directamente para o iTunes, se deve ser removido de seguida e se deve ser também removido o original.
É também aqui que podem definir que pretendem que o vídeo gerado seja enviado para fora da vossa máquina. Desta forma podem aliviar o vosso disco e poupar algum espaço.
Definam o tamanho do ficheiro e a pasta de origem. O ZeroTV consegue trabalhar com o Safari, Firefox e Transmission.
Caso pretendam acompanhar a final de conversões do ZeroTV podem activar a opção que mostra essa informação numa página web. Aí podem ver, de forma muito simples, quais os vídeos convertidos, o que esta a ser no momento convertido e os que ainda aguardam a sua vez.
O ZeroTV necessita, naturalmente, que tenham instalada a versão CLI do HandBrake. Podem encontrá-la aqui e depois procederem à sua instalação.
Esta aplicação é provavelmente a forma mais simples e rápida de terem os vossos vídeos convertidos para o iDevices. Basta que os larguem na interface do ZeroTV e estes são de imediato convertidos, tendo a possibilidade de os colocar dentro do iTunes para que de imediato os possam transferir.
É uma simples ferramenta a terem instalada no vosso Mac para que possam converter vídeos rapidamente.