Pplware

Word Lens – Lente tradutora no iPhone

Ainda não se conhecem as limitações da imaginação enquanto estrutura incubadora de projectos para smartphones. Se isto é uma verdade absoluta, mais forma lhe damos quando referimos a importância de certas aplicações desenvolvidas para iPhone. Há sempre alguém que leva mais longe as capacidades desta máquina, e coloca uma carga útil sobre estas descobertas.

Desta vez desenvolveram uma aplicação que “lê” as frases e automaticamente converte para outro idioma.

Ainda não está desenvolvida para português, apenas se cinge ao espanhol e inglês, mas é já um verdadeiro hino à inteligência este Word Lens. Será um sucesso de “bilheteiras” quando for capaz de traduzir qualquer idioma.

Quando esta aplicação foi lançada ao mercado, em meados de Dezembro do ano passado, estava convencido que ia ser um “estrondo” em termos de adesão, mas na verdade está lento o aparecimento de mais idiomas.

Se a ideia for a de converter de Inglês para Espanhol e vice-versa, então esta aplicação irá atalhar caminho e será muito útil para quem necessite de um tradutor em runtime. Basta apontar a lente do iPhone e, o que filmar escrito em espanhol será mostrado, depois, em inglês, no ecrã do iPhone.

Além desta função principal, a aplicação permite outras “brincadeiras”. Pode reverter as palavras e apagar palavras numa frase, dando novo sentido ao conjunto do texto. Não serão estes os argumentos mais persuasivos, mas todo o inovador sistema de tradução.

A técnica ainda tem algumas fragilidades: não permite conversão de textos manuscritos, necessita de alguns segundos com imagem estável para ser minimamente eficaz, e o seu preço não é muito convidativo, pois cada tradução custa 7.99 euros.



Acredito que será uma ferramenta com enorme potencial e que revolucionará algumas técnicas de tradução, pois esta combina todo o poder de processamento com uma estatura cada vem mais presente nos smartphones, as câmaras de filmar.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: Word Lens 1.0 [3.1MB]
Homepage: Quest Visual

Exit mobile version