As redes sem fios vieram facilitar e alargar o acesso à Internet em locais que, num passado recente, eram inacessíveis. Vieram ainda ajudar à massificação dos equipamentos portáteis pois permitem uma verdadeira mobilidade ao permitir que dispensemos cabos para estarmos on-line.
Mas essas redes, por muito simples de usar que sejam, têm algumas lacunas e limitações. Nem sempre é simples detectar esses problemas, mas com o recurso às ferramentas certas os utilizadores podem adaptar-se às redes e procurar locais com melhor cobertura.
A ferramenta que apresentamos agora, o Wireless Signal permite que vejam a “qualidade” da rede a que estão ligados e que procurem um local melhor em caso de problemas.
O Wireless Signal é uma pequena aplicação para Mac OS X que vos fornece informação detalhada e preciosa sobre a rede sem fios a que estão ligados num determinado momento.
Não tem qualquer interface para além da que podem aceder através do ícone que fica localizado na barra de menus e que expande para terem acesso a ela.
A informação apresenta-se de forma estruturada, com a mais importante logo no topo do Wireless Signal. Aí podem ver de imediato a qualidade da rede a que estão a aceder, a taxa de transferência máxima permitida e outros parâmetros importantes dessa rede.
Mais abaixo, e com menor destaque, podem aceder a outras informações sobre a rede sem fios. Destacamos o mac-address do ponto de acesso, o ip que está atribuído ao computador, a norma com que estão a aceder (a/b/g/n), a segurança da rede ou o canal rádio que está em uso.
No total o Wireless Signal disponibiliza a seguinte informação sobre a rede a que estão ligado:
- Nome da rede sem fios (SSID)
- Endereço mac do ponto de acesso. (BSSID)
- Canal em utilização
- Nível do sinal recebido (RSSI)
- Nível de ruído
- Relação sinal/ruído (SNR)
- Segurança da rede
- Endereço IP atribuído
O Wireless Signal tem ainda disponível a possibilidade de copiarem para o clipboard do vosso Mac alguma da informação que foi apresentada e que podem usar depois em qualquer lugar. Têm assim disponível o endereço IP do vosso computador, o nome da rede (SSID) e o endereço mac do ponto de acesso (BSSID).
Usem o Wireless Signal para verificarem das condições da rede sem fios a que estão a aceder e adaptem-se um pouco (localização no espaço) caso sintam que necessitem de melhor sinal ou uma relação sinal/ruído mais baixa. Vejam também com o Wireless Signal se essa mudança melhorou o vosso acesso à rede.