Pplware

WiFi Scanner 1.2 – Quer saber onde se pode ligar à net?

Ontem falámos sobre um serviço que a Zon “oferece” aos seus clientes, aos mais atentos claro. Podemos, já em boa parte do país, ter ligação à Internet de forma gratuita usufruindo do serviço Zon@Fon.

O princípio é simples, eu partilho logo usufruo da partilha de terceiros. Assim, sempre que estejamos fora de casa, podemos pesquisar ao nosso redor à procura de redes desse tipo e de redes abertas com partilha gratuita de sinal wireless. No nosso Mac podemos rapidamente detectar um hotspot mas se precisarmos de mais informação teremos de recorrer a uma ferramenta da especialidade. Hoje vou-vos falar no WiFi Scanner, conhece?

Existem vários programas que permitem “vasculhar” ao nosso redor o que existem em termos de antenas e sinal válido para ligações wireless. O WiFi Scanner é uma dessas aplicações. Oferece ao utilizador um leque rico de pormenores capazes de uma análise completa à força do sinal e ao tipo de equipamento que o propaga.


WiFi Scanner é um gestor de ligações wireless na frequência 802.11. Este detectará os pontos de acesso e os clientes no modo ad-hoc, se o SSID estiver a ser propagado. Poderemos usar esta ferramenta para fazer um levantamento das redes existentes, para descobrir redes propagadas na área e para permitir a ligação a uma das redes WiFi existentes.

A ferramenta dá informações sobre a força do sinal em dBm e mostra a informação do BSSID/MAC address para cada ponto de acesso detectado.


Além disso, poderá beneficiar de mais informação sufragada recorrendo a:



A maioria das placas não conseguem medir correctamente o ruído o que faz com que apareça o valor –100. O sinal wireless é medido em decibéis numa escala negativa, ou seja quanto “menor”, que na realidade é maior,  melhor. Não esquecer que estamos a trabalhar com valores negativos (exemplo:  -40 dB é maior que -79dB).

Glossário:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: WiFi Scanner 1.2 [1.3M]
Homepage: AccessAgility

Exit mobile version