Quem usa este serviço?
Os smarphones têm hoje um papel fundamental na vida de muitos utilizadores. Estes permitem-nos realizar chamadas telefónicas, enviar SMS, enviar/receber e-mails, aceder às redes sociais, aceder a diversos serviços de Instant Messaging… enfim, permitem-nos comunicar usando para isso os mais diversos serviços.
Recentemente o serviço atingiu os 300 milhões de utilizadores e já permite mensagens de voz gratuitas.
O WhatsApp Messenger é uma aplicação bastante semelhante ao Nimbuzz, que já apresentámos aqui. Para enviar e receber mensagens, o serviço/aplicação WhatsApp Messenger recorre ao nosso plano de Internet (3G/4G/Edge), ou através de uma ligação Wi-Fi. É bastante simples de usar, uma vez que não existe a necessidade de criar contas no serviço. Para se realizar uma comunicação, o WhatsApp Messenger identifica os utilizadores através dos contactos telefônicos mantidos no smartphone.
Em declarações ao All Things D,Jan Koum co-fundador e CEO do whatsApp referiu que em apenas 4 anos a “pequena startup” cresceu, contanto actualmente com cerca de 300 milhões de utilizadores activos/mensalmente o que se traduz em 11 mil milhões de mensagens enviadas e cerca de 20 mil milhões de mensagens recebidas, diariamente usando o serviço.
Jan Koum refere ainda que os utilizadores do WhatsApp partilham cerca de 325 milhões de fotos por dia (Koum aproveitou para comparar o seu serviço ao Snapchat que apenas partilha cerca de 200 milhões de imagens diariamente.
Quando questionado sobre as novidades que farão parte do WhatsApp, Koum referiu que estará brevemente disponível (já disponíveis em alguns SOs) a funcionalidade push-to-talk de mensagens de voz. Essa funcionalidade estará disponível para Phone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia e permitirá, de uma forma simples,a comunicação. Não haverá qualquer limite para a duração das mensagens de voz e os remetentes irão receber uma notificação sempre que o destinatário ouvir a mensagem.
Relativamente à inclusão de publicidade, Jan Koum refere que não é intenção da empresa aplicar tal medida e deu como exemplo uma situação que ocorreu durante o trágico acidente de comboio em Santiago de Compostela, que fez 80 vitimas. Koum referiu que uma passageira fez uso do WhatsApp para comunicar com o marido…caso a aplicação tivesse publicidade, talvez dificultasse a interacção do utilizador com a aplicação naquelas “poucos” segundos”.
Sobre o WhatsApp
O WhatsApp Messenger funciona entre utilizadores que tenham instalada esta aplicação, independentemente do dispositivo móvel (iPhone, smartphones com Android, Blackberry e Nokia). Além da possibilidade de se poder enviar mensagens gratuitamente, o WhatsApp Messenger permite que os utilizadores troquem também imagens, vídeos sem qualquer limitação.
É utilizador deste serviço? Qual a sua opinião relativamente à novidade ?