Uma dessas tarefas é gerir a nossa agenda e servir de alarme para as mais recentes tarefas ou obrigatoriedades. Uma das funções que ainda não assumem é a de ser os nossos despertadores, apesar de o poderem fazer, se tiverem o software certo. Para Mac podemos usar o Wake Up Time e podemos dormir descansados.
Uma vez que passam já quase as 24 horas do dia ligados não existe qualquer problema em aproveitar esses recursos para que possamos ser acordados pelo nosso computador. Podem ser úteis em situações em que não temos o nossos despertador connosco e precisamos de acordar a horas certas.
O Wake Up Time é uma aplicação para Mac OS X que permite serem alertados por um alarme na hora que definirem. É um despertador funcional e com as mesmas que o típico despertador.
Para além de poder acordar-vos à hora pretendida, o Wake Up Time dá-vos a hora actual e forma bem visível, o que facilita também na hora a que acordarmos ou em qualquer outra altura.
Têm ainda acesso ao dia da semana na mesma interface do Wake Up Time. Na zona inferior da interface do Wake Up Time podem aceder à hora e dia do próximo alarme. Para ligarem o alarme e assim colocarem no Wake Up Time a responsabilidade de vos acordar devem usar o botão azul que fica do lado esquerdo da zona inferior da interface.
Na interface do Wake Up Time podem aceder às configurações do alarme. Acedem a elas pelo lado direito da interface e aí podem aceder às duas funções disponíveis.
A primeira é onde definem a hora do alarme. Podem usar as setas da interface para aumentar ou diminuir a hora/minuto ou podem simplesmente escrever a hora pretendida.
A segunda função é a escolha do alarme que irá ser usado. Existem três disponíveis e podem ouvir cada um deles para escolherem aquele que será mais eficaz na hora de vos acordar. Podem ainda escolher se pretendem que o alarme toque de forma crescente e qual o volume a ser usado.
O Wake Up Time tem ainda uma função adicional e que é acessível pela sua interface. O modo Sleep permite desligarem de imediato o ecrã do vosso Mac, evitando que este fique a consumir energia desnecessariamente.
À hora que definiram para o vosso alarme o ecrã será ligado novamente e será mostrada a interface do Wake Up Time. Devem apenas ter em atenção que não devem ter o ecrã bloqueado por password ou fechar a tampa, no caso de ser um portátil. Caso uma destas situações aconteça o Wake Up Time não recuperará.
Caso activem o modo Sleep podem sempre retomar a utilização normal do vosso Mac com o recurso a um movimento do rato ou touchpad ou com o simples clicar de uma tecla.
As preferências que o Wake Up Time disponibiliza permitem configurá-lo para que funcione da forma pretendida. Podem aí definir se pretendem que o volume do Wake Up Time se sobreponha ao do sistema, voltando a colocá-lo no valor que estava antes do alarme após este, qual o formato da hora a ser mostrado (12/24) e se pretendem que a janela do Wake Up Time se sobreponha a todas as outras.
Por fim têm a hipótese de definir qual o tempo de Snooze (tempo entre alarmes) e repor as definições do Wake Up Time.
Os criadores do Wake Up Time pretendem fazer evoluir este seu software, adicionando-lhe outras funções importantes, tais como a possibilidade de os alarmes serem feitos com músicas que estão no vosso iTunes ou outros ficheiros, a possibilidade de definir vários alarmes e aumentar a sua customização.
O Wake Up Time é já uma aplicação completamente funcional e capaz de cumprir aquilo a que se propõe, acordar-nos. O que o Wake Up Time ainda não consegue fazer é obrigar-nos a levantar da cama às horas que indicámos como sendo as desejadas. Isso infelizmente ainda nos compete a nós!
Usem o Wake Up Time para acordar às horas e potenciando ainda mais os vossos Macs. Aproveitem o facto de estes estarem já ligados para vos despertarem e obrigarem a sair da cama!