O Mac OS X é um sistema operativo fantástico. Ok, existem outros também muito competentes e poderosos, é verdade, mas quanto mais descobrimos o Mac OS X, mais se entranha o vício de o usar e de o descobrir. É um sistema operativo que se adapta ao utilizador, em vez de obrigar o utilizador a adaptar-se ao sistema operativo. Só quem usa é que sabe o quanto isto é verdade.
Quando alguma função não existe em frente aos nossos olhos, o sistema tem como a criar e adaptar ao que precisamos e tudo de uma forma tão simples. Basta conhecer o caminho certo. Hoje vamos atalhar caminhos, voar pelo Finder tudo com recurso aos atalhos de teclado. Este é o modo mais rápido e produtivo de trabalhar.
O Finder não é tão vistoso como o Explorer do Windows, quem chega ao SO da Apple sente falta de alguma organização que existe no Explorer. Isso é uma realidade, mas… o sistema começa logo por aí a moldar-se ao utilizador. Este descobre uma forma nova de usar este sitio onde tudo se pode encontrar e personalizar. Depois, é uma consequência, os atalhos no Mac são muito populares porque permitem um work flow agradável, mesmo quando comparado com outros SOs, neste esta particularidade funciona melhor.
Mas no Finder tem atalhos para tudo?
Quase tudo, mas o que não tem, nós podemos criar. Para isso recorremos ao Automator. Vamos ver como é simples fazer isso.
Antes de mais se abrirem o Finder, verão que para as pastas existentes no menu do lado esquerdo, já existem alguns atalhos
Mas, contudo, há pastas que não têm atribuído qualquer atalho e que podem ser as que durante um dia de trabalho mais usamos, principalmente as nossas pastas, que podemos arrastar para a barra lateral do Finder, mas que se tivessem um atalho era muito mais rápido de abrir. Bastava um clique nas teclas em vez de clicar no Finder e depois clicar na(s) pasta(s) pretendida(s).
Estão a ideia é criar atalhos para algumas pastas, por exemplo para a Pasta Música ou para a pasta imagens_pplware, duas pastas que uso bastante todo o dia.
Para isso vamos abrir o Automator.
Agora vamos escolher a opção Serviço e clicar no botão Escolher.
Agora na área centrar onde diz Serviço recebe seleccionados abrimos essa janela de opções e escolhemos a opção Sem entrada e ao lado onde diz em seleccionados Finder. Tal como mostra a imagem em baixo:
Agora na coluna da Biblioteca escolham a opção Ficheiros e pastas e na coluna seguinte arrastem para o centro a opção Obter elementos especificados do Finder.
Agora vamos adicionar, clicando no botão Adicionar, a pasta ou o ficheiro ou a aplicação que queremos abrir (podemos só colocar um item). Podemos adicionar vários agora ou, mais tarde, voltar aqui para completar. Tanto faz.
Agora, depois de escolhermos os itens, vamos à coluna do meio e arrastamos para a área central a opção Abrir elementos do Finder.
E pronto. No Automator está quase tudo, falta mesmo gravar e…
…atribuir um nome a esta acção construída no Automator.
Feito isto vamos fechar o Automator e abrir as Preferências do Sistema e Teclado…
Agora, dentro da área Teclado, no separador em cima Atalhos de teclado, vamos na coluna da esquerda clicar na opção Serviços. Agora vamos procurar na coluna da direita a opção Geral e o serviço que criamos o Criar atalhos.
Agora criamos um atalho para abrir esse conjunto de pastas, ficheiros e aplicações que lá colocamos.
Reparem que pode ser um atalho tipo ⌥⌘P este atalho irá fazer abrir tudo o que lá colocamos. Mas podemos apenas colocar uma pasta ou apenas uma aplicação. Mas se todos os dias tivermos que abrir várias pastas, várioas aplicações logo no início da nossa actividade. Então esta dica trata de tudo.
Testem e vejam se não fica mais simples usar este método para iniciar um ou mais programas e pastas que sejam necessários no sia a dia.