Naturalmente que alguns desses equipamentos têm algumas limitações (impostas) no que toca à reprodução de certos tipos de media, tipicamente vídeo. Temos de recorrer sempre a ferramentas externas para conseguirmos reproduzir os formatos mais comuns e que não são suportados pelas ferramentas nativas. Por essa razão saudamos a chegada ao iPhone de um dos players mais usados nos PC’s, o VLC!
O aparecimento deste leitor de vídeo no universo IOS deu-se com a disponibilização deste para o iPad. Chega agora a vez dos utilizadores de iPhone e iPod Touch terem o direito de usar esta ferramenta nos seus equipamentos.
O carregamento de vídeos no VLC está dependente do iTunes, mas para qualquer utilizador do iPhone este é um hábito que se enraizou. Basta seleccionar a aplicação e submeter os vídeos que pretendemos.
A sua interface é idêntica à que encontram no iPad, com a devida redução de escala. É por isso uma interface cuidada e com todas as funções facilmente acessíveis. A lista de vídeos é apresentada na interface e ai podem iniciar a reprodução ou podem remover os vídeos, sem necessitar de aceder ao iTunes. Esta última função é a novidade desta versão, face à do iPad.
A interface de reprodução dos vídeos é também minimalista, cumprindo no entanto com o que é esperado de um leitor deste tipo.
No topo têm um botão para voltarem à interface de escolha de vídeos, uma barra de progressão do tempo decorrido do vídeo, e que podem usar para avançar ou recuar neste e o tempo que falta para o final do vídeo.
Na zona inferior temos o controlo do volume e os botões para avançar/recuar os vídeos e o botão de play/pausa.
Todos estes comandos desaparecem com um simples toque no ecrã e o vídeo ocupa a totalidade do ecrã do iPhone.
Se procuram uma alternativa para leitura de vídeos no vosso iPhone/iPod Touch, e se querem uma aplicação com provas dadas no mundo dos PC’s esta é a escolha mais acertada. Ainda tem algumas arestas a serem limadas, mas encontra-se já no caminho com que conhecemos o VLC.
Entretenham-se umas boas horas a ver os vossos vídeos preferidos. Basta enviá-los para o iPhone e usarem o VLC para os verem. Acabem com a tarefa de converter os vídeos para os formatos suportados. Não é drag’n drop mas falta muito pouco.
Artigos relacionados: