Está a circular no Weibo (rede social muito popular na China) um vídeo duvidoso onde é afirmado que as imagens mostradas são do próximo ‘iPhone SE 2’.
Como podemos ver, as imagens vão ao encontro de alguns rumores e dão conta de um design parecido ao iPhone X, mas com um chassi mais parecido com a linha iPhone SE. Depois de olharmos com alguma atenção, contudo, poderemos perceber uma série de pormenores para desconfiar da veracidade.
O vídeo que apareceu no Weibo, colocado por um utilizador identificado como “Kimmi”, mostra um iPhone do tipo iPhone X, desbloqueado e usado de forma normal, convencional antes de ser colocado em cima de uma mesa. Apenas uma frase questiona se será um iPhone SE2!
iPhone SE 2 iria canibalizar o iPhone X?
O dispositivo mostrado é identificado como sendo um “iPhone SE 2”, o sucessor do iPhone SE, e é apresentado com pormenores similares à linha SE mas agora com ecrã, disposição das câmaras e materiais premium.
Embora possa ser convincente para alguns utilizadores, um olhar mais próximo consegue-se perceber que o vídeo é falso.
Começa logo pelo próprio vídeo, se alguém tem esse equipamento na mão, se o está a filmar, por que razão vai deixar a pergunta se é um “iPhone SE 2”? Nele nada mostra que possa ser esse modelo, até porque se não existisse essa frase, muitas pessoas iriam acreditar que era um iPhone X, dadas as semelhanças.
O entalhe parece igual em dimensões ao do iPhone X, a câmara, a fluidez do toque, mesmo os ícones das apps estão já alinhadas com um modo de utilização corrente, dá aspeto sim que alguém transformou o chassi de um iPhone X para que este se parecesse com outro modelo, mais antigo, de iPhone.
Outra questão é o tamanho do ecrã. Este, pelas dimensões apresentadas, dá claramente a sensação de ser igual em dimensões ao ecrã do iPhone X. Todos sabemos que a linha SE foi fabricada para ser uma oferta com ecrã mais pequeno.
Depois, em relação à tecnologia, já se sabe que um iPhone com Face ID e ecrã OLED nunca será para uma gama de preços onde gravita o iPhone SE. Adicionando dupla câmara e materiais como o vidro traseiro, a Apple estaria era a fazer um iPhone X “mais quadrado” em termos da estrutura.
Outro ponto importante é ao nível da concorrência dentro do mesmo segmento e família. Então a Apple iria criar um iPhone com tanta tecnologia como o iPhone X e iria colocar o preço mais barato? Quem compraria depois o iPhone X?
Os analistas e alguns “anónimos” no meio da cadeia de produção, que por norma lançam algumas pistas para discussão, reafirmaram já que a Apple ao lançar uma versão atualizada do SE será como moderno hardware. Será uma atualização do processador, será eventualmente com carregamento sem fios e pouco mais, nem mesmo terá ecrã OLED e quase de certeza que não receberá Face ID nem câmara dupla. O SE é um equipamento para um meio mais comercial e não tão lúdico.
Em termos de lançamento no mercado, a haver um SE novo, este aparecerá no final do segundo trimestre, lá para maio ou junho deste ano.