Pessoalmente faço muito uso desta aplicação. Deixei de ligar pelo operador, agora, para aqueles que também têm iPhone e o Viber instalado, uso esta tecnologia. É de excelente qualidade, identifica quem está a ligar e não necessita de ter uma conta criada e aberta no iPhone para “receber” as chamadas. O que proponho é o que já utilizo há uns meses: usar o Viber no iPad.
Como instalo no iPad?
O precesso de instalação é igual ao do iPhone. Descarregue a aplicação, que é gratuita, e esta apenas terá um aspecto dimensionado ao ecrã do iPhone mas facilmente pode ampliar a interface. Não fica com “alta definição” mas não é esse o intuito e a utilidade da interface. Tudo o resto é tão funcional como se estivessemos a utilizar num iPhone.
Como Configuro sem receber SMS?
Expliquei, no artigo do Viber para iPhone, que o processo de adesão ao serviço é simples mas requer que seja inserido um código quando activamos o nosso dispositivo na rede Viber. Esse código chega-nos por SMS e basta inserir o mesmo na janela de confirmação do serviço. Desta forma “damos a conhecer” aos servidores do serviço Viber que aquele dispositivo está a usar o serviço Viber.
Quando formos a colocar os dados no serviço Viber, onde nos será pedido um número de telefone, podemos colocar o número de um cartão que esteja num telemóvel, não necessitamos de ter esse cartão no iPad. Dessa forma podemos receber o SMS com o código respectivo e colocar no Viber do iPad.
E funciona sem termos o cartão do número que inserimos?
Completamente. O número serve para o serviço “registar” o nosso dispositivo à rede e para sermos identificados no lado do destinatário da nossa chamada. Nada mais passa pelo tal número, logo não precisamos de o ter sequer a funcionar. Eu usei como teste um número de um produto que me deram num evento qualquer, aqueles do tipo moche, tag ou Yorn.
Utilização
Esta ferramenta tem um comportamento simples: quando está desligada recebe os pedidos de contacto, activa-se e notifica-o da chamada que está a chegar. Também notifica o utilizador se algum dos contactos que tem na sua lista aderir ao Viber, podendo depois o utilizador gerar uma lista de favoritos o que aumenta a facilidade de utilização deste importante recurso.
Em resumo…
Agora que podemos “contornar” a impossibilidade do iPad receber o tal SMS – necessários para registar o mesmo na rede Viber – aumentamos a utilidade do iPad e também do iPod Touch. Também poderá fazer o mesmo procedimento no iPod Touch, usando o mesmo método.
Ficam então os utilizadores do iPhone, iPad e iPod Touch com a possibilidade de fazerem chamadas gratuitas, com identificação do número associado ao contacto existente na lista de contactos de forma gratuita e com alta qualidade de som nas chamadas.
Artigos relacionados: