Outro exemplo claro dessa utilidade ao serviço do ser humano é uma aplicação para iPad que tem uma serventia muito importante.
Chama-se Verbally e serve sobretudo pessoas com dificuldades em expressar-se oralmente.
O iPad permite uma utilização simples e, com aplicações dedicadas, pode ajudar pessoas com diversas limitações, aumentando a destreza e independência dessas pessoas. Doenças como Parkinson, um Acidente Vascular Cerebral, vulgo AVC ou outros problemas relacionados com autismo ou surdez retiram às pessoas a capacidade de comunicação pelos seus meios vocais, e o Verbally poderá ser um auxilio nessa área.
Esta aplicação transforma as frases escritas em voz, permitindo palavra a palavra juntar uma ideia e expressar a mesma em voz alta. O teclado e as palavras sugeridas ajudam a pessoas a comunicarem com fluidez.
A aplicação é gratuita, permite que sejam integradas nas palavras sugeridas os nomes dos contactos existentes no livro de endereços, permite alterar a disposição do ecrã e permite poupar 50% dos toques ao apresentar as palavras e termos mais usados e ainda permite acrescentar um ecrã fisico via bluetooth.
Esta é mais uma das aplicações úteis e dedicadas que o iPad poderá oferecer. A tecnologia ao serviços das necessidades específicas potenciam o valor dos dispositivos.
É uma pena que até ao momento esta aplicação apenas esteja disponível nos idiomas inglês, francês, alemão, russo, espanhol e romeno.